2 coisas que precisam melhorar graficamente. -Críticas pensadas, texto longo-

Sugestões sobre os teste e o que pode mudar para melhorar a jogabilidade/balanceamento do jogo.
MorpheusBR

2 coisas que precisam melhorar graficamente. -Críticas pensadas, texto longo-

Mensagempor MorpheusBR » Qua Jun 06, 2018 9:01 pm

Olá pessoal. Eu acompanho o desenvolvimento do Bloodstone faz um tempo, e com o beta eminente, resolvi acompanhar um pouco mais de perto. Nunca cheguei a ser um tester do jogo nas versões anteriores, então todas as minha opiniões foram baseadas nos milhares de vídeos que já pesquisei no youtube sobre o jogo :lol:
1: A MOVIMENTAÇÃO (Ao andar) DOS PERSONAGENS ESTÁ MUITO TRAVADA.
Eu sei, eu sei. O jogo foi criado por ex tibianos, que não escondem suas inspirações. Gostei muito do que fizeram; Criaram um jogo graficamente parecido com Tibia, com novas propostas. Mas a movimentação atual do jogo faz com que o jogo pareça ter sido criado com base de Tibia, o que não é muito bacana. EDIT: Então, fui ver alguns vídeos do tibia atual, e aparentemente o Tibia atual tem uma animação de movimentos mais suave, as pernas tem mais frames de movimento, etc. Portanto, nem parece com o Tibia mais! A movimentação está PIOR que o do Tibia atual, na verdade(!!!). Poxa, o jogo conta com animações de ataque lindas, e animações com char parado ( e inclusive monstros são muito bem animados também). Mas tem uma mov. travada, que os gringos chamam de "clunky". Vocês que estão lançando um jogo agora, em uma engine do zero, não podem errar nesse tipo de "limitação" que muitas engines pré-prontas tem.
Aqui vai um jogo que tem gráficos muito semelhantes a Tibia também, chamado "D&D Warriors of the Eternal Sun", lançado em 1992 para MegaDrive.
https://www.youtube.com/watch?v=C-toQlGnd7Y
* Pulem para 2:38, q é quando tem movimentação in-game *.
-eu secretamente sempre quis jogar um warriors of the eternal sun online, sintam-se a vontade para se inspirar em mobs e coisas do jogo, tem um design que pode ser proveitado para o projeto de vocês, hahaha-
Como podem observar, apesar de gráficos do mesmo tipo, a movimentação ( foco nas pernas, olha a fluidez) dos characters simplesmente flui melhor. Embora seja um jogo ainda mais antigo que o Tibia.
Edit: Não me refiro a velocidade em que os personagens andam, hein! É até engraçado ver que os chars que seguem o principal toda hora se movem bem rapido pra se enquadrar num lugar, não me refiro a isso. Me refiro a animação de andar em si, como pode ser visto em NPCs também, etc.
2: Animações de ataque dos personagens são cortadas, mas os ataque continuam mesmo assim
All ragnarok on this front, eh? Brincadeiras a parte, vi que vocês se inspiraram nas animações de ataque do Ragnarok Online, como pude ver no arqueiro atacando. São muito bonitas, mas vejo que elas são cortadas frequentemente nos combates. No Ragnarok para você atacar com o arqueiro (cito o arqueiro porquê é onde vi mais problemas) o personagem tem que estar parado, fazer toda a animação, então a flecha sai. No Bloodstone, aparentemente, você pode atacar e andar quase ao mesmo tempo, o que corta a animação ( algo extremamente infeliz, visto q a mesma é muito bonita!). Uma maneira de solucionar esse problema seria fazer com que a finalização da animação fosse obrigatória para que a flecha saísse, portanto quando se movesse antes de terminar a animação, o personagem começaria a andar e não terminaria o ataque ( a flecha não sairia, a menos que você desse tempo suficiente pra animação correr, igual no Rag.). Obviamente isso faz com que arqueiros tenham que investir em velocidade nos atributos, para que as animações aconteçam mais rápido e eles possam fazer o famigerado kiting.

Texto muito longo, quase ninguém vai ler, mas foram dicas partindo de alguém que tb tem um sonho de desenvolver um jogo um dia, então sei como é dificil corrigir o que citei acima ( principalmente movimentação), mas espero que considerem tudo o que disse. Reservei um tempo pra pensar essas coisas e escrever tudo isso, então espero que seja apreciado pelos devs. Abraços : )

Edit 2: Outra coisinha que percebi, foi que em um vídeo de BloodStone existia diversos equips dropados na cidade, no chão, semelhante ao que acontece em tibia. Isso deixa a cidade com um aspecto de desleixo (assim como na vida real, né), e pessoas q nunca jogaram tibia simplesmente acham isso muito estranho/negativo. Algumas soluções poderiam ser: 1: Botar para desaparecer os itens do chão da cidade mais rápido. 2: Proibir o drop de itens no chão da cidade ou 3: Cobrar dinheiro (do jogo) para conseguir dropar um item no chão da cidade. Isso diminuiria a incidência. Poderia aparecer um aviso " Você está prestes a dropar X item. Para conseguir fazer isto na cidade, você deve pagar uma quantia de Y gold". Só um exemplo.
Editado pela última vez por MorpheusBR em Seg Jun 11, 2018 1:30 am, em um total de 5 vezes.

matheusbaggio

Re: 2 coisas que precisam melhorar graficamente. -Críticas pensadas, texto longo-

Mensagempor matheusbaggio » Qua Jun 06, 2018 9:25 pm

Eu discordo da parte do jogo ser muito Tibia, eu joguei Tibia durante muito tempo, tem algumas características parecidas entre os dois jogos sim, mas é diferente em muitos aspectos, principalmente graficamente, a ambientação por exemplo é bem diferente.

A parte da movimentação do arqueiro eu concordo plenamente, já falei sobre isso em outros posts, mas pelo que acompanhei até agora do jogo a equipe é muito pequena, e eles não tem tempo para focar nisso agora, o jogo tem pontos mais importantes para melhorar.

MorpheusBR

Re: 2 coisas que precisam melhorar graficamente. -Críticas pensadas, texto longo-

Mensagempor MorpheusBR » Qua Jun 06, 2018 10:17 pm

matheusbaggio escreveu:Eu discordo da parte do jogo ser muito Tibia, eu joguei Tibia durante muito tempo, tem algumas características parecidas entre os dois jogos sim, mas é diferente em muitos aspectos, principalmente graficamente, a ambientação por exemplo é bem diferente.

A parte da movimentação do arqueiro eu concordo plenamente, já falei sobre isso em outros posts, mas pelo que acompanhei até agora do jogo a equipe é muito pequena, e eles não tem tempo para focar nisso agora, o jogo tem pontos mais importantes para melhorar.

Fala irmão! Obrigado por ler e opinar. Mas assim, talvez eu nao tenha sido claro: O que faz ficar muito tibia é a movimentação ser a mesma nos dois jogos ( e a perspectiva, obvio, mas eu notei que se nao fosse pela movimentação dos chars ser travada igual tibia, ganharia uma identidade visual mais propria).
Sobre a animação do arqueiro, entendo, mas como é Beta eu acho q é valido a critica, pra que eles pelo menos possam entender q é algo que de fato incomoda jogadores/futuros jogadores.
Edit: Resolvi deixar a primeira critica mais focada na movimentação do personagem, já que percebi que nao tinha ficado muito claro de início (modifiquei o post principal)

Lovelace

Mensagempor Lovelace » Qui Jun 07, 2018 12:47 pm

legal que você assim como eu é fan do warriors of eternal suns jogo muito massa que peca só em alguns detalhes como o sligshot que é overpower no modo cave é um monte de magia inútil oque e comum em todos os jogos da franquia D&D agora se tratando do gráfico e movimentação de personagem no bloodstone creio que isso pode ser evoluído com o tempo pois se for reformular isso agora só vai atrasar ainda mais o lançamento

arturmoreira

Mensagempor arturmoreira » Qui Jun 07, 2018 8:17 pm

MorpheusBR escreveu:Olá pessoal. Eu acompanho o desenvolvimento do Bloodstone faz um tempo, e com o beta eminente, resolvi acompanhar um pouco mais de perto. Nunca cheguei a ser um tester do jogo nas versões anteriores, então todas as minha opiniões foram baseadas nos milhares de vídeos que já pesquisei no youtube sobre o jogo :lol:
1: A MOVIMENTAÇÃO DOS PERSONAGENS.
Eu sei, eu sei. O jogo foi criado por ex tibianos, que não escondem suas inspirações. Gostei muito do que fizeram; Criaram um jogo graficamente parecido com Tibia, com novas propostas. Mas a movimentação atual do jogo, igual do Tibia, faz parecer que é apenas um mod de tibia muito bem feito, isso espanta MUITO os players como eu, que nunca jogaram Tibia. O jogo conta com animações de ataque, e até com char parado ( e inclusive monstros são muito bem animados também). Mas a movimentação dos chars faz com que o jogo seja visualmente pobre: Os personagens tem aquela mov. travada, que os gringos chamam de "clunky". O mesmo motivo de mmorpgs outdated perderem players cada vez mais - pelas mecânicas "clunky" que as engines dos mesmos acabam fazendo ser quase inevitável de existir- é o que vocês que estão lançando um jogo agora, em uma engine do zero, não podem errar.
Aqui vai um jogo que tem gráficos muito semelhantes a Tibia também, chamado "D&D Warriors of the Eternal Sun", lançado em 1992 para MegaDrive.
https://www.youtube.com/watch?v=C-toQlGnd7Y
* Pulem para 2:38, q é quando tem movimentação in-game *.
-eu secretamente sempre quis jogar um warriors of the eternal sun online, sintam-se a vontade para se inspirar em mobs e coisas do jogo, tem um design que pode ser proveitado para o projeto de vocês, hahaha-
Como podem observar, apesar de gráficos do mesmo tipo, a movimentação ( foco nas pernas, olha a fluidez) dos characters simplesmente flui melhor. Embora seja um jogo ainda mais antigo que o Tibia. Com isso, o jogo ainda vai lembrar muito Tibia, mas terá sua propria identidade, junto com as outras animações que já existem.
Edit: Não me refiro a velocidade em que os personagens andam, hein! É até engraçado ver que os chars que seguem o principal toda hora se movem bem rapido pra se enquadrar num lugar, não me refiro a isso. Me refiro a animação de andar em si, como pode ser visto em NPCs também, etc.
2: Animações de ataque
All ragnarok on this front, eh? Brincadeiras a parte, vi que vocês se inspiraram nas animações de ataque do Ragnarok Online, como pude ver no arqueiro atacando. São muito bonitas, mas vejo que elas são cortadas frequentemente nos combates. No Ragnarok para você atacar com o arqueiro (cito o arqueiro porquê é onde vi mais problemas) o personagem tem que estar parado, fazer toda a animação, então a flecha sai. No Bloodstone, aparentemente, você pode atacar e andar quase ao mesmo tempo, o que corta a animação ( algo extremamente infeliz, visto q a mesma é muito bonita!). Uma maneira de solucionar esse problema seria fazer com que a finalização da animação fosse obrigatória para que a flecha saísse, portanto quando se movesse antes de terminar a animação, o personagem começaria a andar e não terminaria o ataque ( a flecha não sairia, a menos que você desse tempo suficiente pra animação correr, igual no Rag.). Obviamente isso faz com que arqueiros tenham que investir em velocidade nos atributos, para que as animações aconteçam mais rápido e eles possam fazer o famigerado kiting.

Texto muito longo, quase ninguém vai ler, mas foram dicas partindo de alguém que tb tem um sonho de desenvolver um jogo um dia, então sei como é dificil corrigir o que citei acima ( principalmente movimentação), mas espero que considerem tudo o que disse. Reservei um tempo pra pensar essas coisas e escrever tudo isso, então espero que seja apreciado pelos devs. Abraços : )

Edit 2: Outra coisinha que percebi, foi que em um vídeo de BloodStone existia diversos equips dropados na cidade, no chão, semelhante ao que acontece em tibia. Isso deixa a cidade com um aspecto de desleixo (assim como na vida real, né), e pessoas q nunca jogaram tibia simplesmente acham isso muito estranho/negativo. Algumas soluções poderiam ser: 1: Botar para desaparecer os itens do chão da cidade mais rápido. 2: Proibir o drop de itens no chão da cidade ou 3: Cobrar dinheiro (do jogo) para conseguir dropar um item no chão da cidade. Isso diminuiria a incidência. Poderia aparecer um aviso " Você está prestes a dropar X item. Para conseguir fazer isto na cidade, você deve pagar uma quantia de Y gold". Só um exemplo.

Meu amigo, concordo perfeitamente na parte da animação. Não sei para que botar animação de atk, se no final os atks podem ser usados da mesma maneira que no Tíbia(Sem animação alguma). Eles criaram algo muito legal, só que inútil, já que não tem nenhuma serventia prática.

A parte do lixo eu discordo, totalmente desnecessário. Se a pessoa quiser jogar algo no chão, isso é com ela.

Obs.: Isso não é ragnarok, não há atributos. Não tem como vc atacar mais rápido e acelerar a velocidade de animação do atk. Bloodstone, assim como tíbia, é um jogo de turnos.

TiuMestre
Contato:

Mensagempor TiuMestre » Sex Jun 08, 2018 4:23 am

Obs.: Isso não é ragnarok, não há atributos. Não tem como vc atacar mais rápido e acelerar a velocidade de animação do atk. Bloodstone, assim como tíbia, é um jogo de turnos.

no patch list do dia 29 foi adicionado isso vamos testar nesse open beta pra ver como ficou

- Velocidade de ataque: Decidimos adicionar velocidade nas armas, a fim de ter um melhor balanceamento e mais opções de escolha para a build dos jogadores.

viewtopic.php?f=7&t=1982
The enemy of my enemy is my friend​​​​

alison7411

Mensagempor alison7411 » Sex Jun 08, 2018 6:10 am

eu posso ta enganado mas acho que a velocidade de ataque é só a base que vai mudar, por que tipo todas as armas tinham a mesma velocidade, no caso uma lança vai bater diferente de um machado e etc.

MorpheusBR

Mensagempor MorpheusBR » Sex Jun 08, 2018 3:19 pm

Meu amigo, concordo perfeitamente na parte da animação. Não sei para que botar animação de atk, se no final os atks podem ser usados da mesma maneira que no Tíbia(Sem animação alguma). Eles criaram algo muito legal, só que inútil, já que não tem nenhuma serventia prática.

A parte do lixo eu discordo, totalmente desnecessário. Se a pessoa quiser jogar algo no chão, isso é com ela.

Fala mano, beleza?
Obrigado por parar um tempinho pra ler o que eu tinha pra falar. Mas então, eu não sei se entendi muito bem o que você disse a respeito das animações.
Deu a entender que você preferiria que elas nem existissem, achando-as "inuteis" e que poderiam ter usado esse tempo que gastaram criando animações pra fazer algo que de fato tivesse "serventia prática".
Mas não sei se você quis dizer que se era pra ficar cortando as animações e funcionando igualzinho ao tibia na hora de atacar, nem era pra ter animações então. Se for a segunda afirmação, daí eu entendo seu ponto. Senão, permita-me discordar...
Animações são muito importantes, e hoje em dia, embora a premissa do jogo seja ser 2D, é muito importante que ele seja um 2D caprichadinho, com tudo que tiver direito, isso já bota eles na frente de todos os outros que não tem esse capricho. O capricho de Bloodstone me trouxe aqui, mas a movimentação ainda me incomoda muito. Pô, até Runescape desde 1500, lá na época do descbrimento do brasil, já tinha animações de ataque e interação, em 2018 isso é requisito mínimo pra ser profissional, uhauaha.
Brincadeiras a parte, animações tem um peso muito grande sim. O maior meio de divulgação hoje em dia é YouTube, e é nessa hora que os caprichos in-game vão hypar ou broxar prospective players. Fora que a propria jogabilidade se torna muito mais interessante.
Sobre velocidade de ataque, não sabia que não existiam atributos, realmente. Mas aparentemente algum sistema de velocidade de ataque baseado nos equipamentos será implementado. Cabe a eles fazer, então, um balanceamento baseado nisso aí. Uma ideia possível seria obrigar as flechas a sair somente após a animação acabar como eu já tinha dito, mas nos padrões atuais isso faria com que o ataque dos arqueiros fosse muito lento: Até a animação (na velocidade atual dela) correr totalmente pra então soltar a flecha, o arqueiro já estaria com 50 mobs em cima. Portanto, a velocidade dos arcos poderiam ser (bem) mais rapidas pra garantir que, nesse novo sistema, os arqueiros tivessem as animações correndo numa velocidade em que fosse possivel garantir seus ataques na mesma velocidade que atualmente, mesmo tendo que esperar toda a animação correr.

kinucris
Contato:

Mensagempor kinucris » Sáb Jun 09, 2018 1:06 am

Li a todo seu texto e não entendi exatamente qual o ponto sobre a movimentação...

Será que você se refere aos "SQM" invisiveis na tela e a movimentação toda ser baseada nesse "GRID" invisivel onde todo o mundo é construído?

Assisti ao vídeo que você citou e parece não existir a mesma "grid" onde seu personagem parece "deslizar" pela tela... Concordo que parando para pensar a grosso modo isso parece algo mais próximo da realidade... mas ao mesmo tempo como jogador de Tibia eu te digo que isso tira muito da mecanica e dinamica do game... Onde no Tibia por exemplo devido a essa "GRID" você tem toda uma movimentação e posicionamento durante uma batalha e isso influência inclusive no lançamento de mágias ou quantidade de monstros que um knight consegue blocar por exemplo... Onde somente é possivel 8 Monstros te baterem fisicamente devido ao "GRID"

Monstros = [X]
Player = [P]

[X] [X] [X]
[X] [P] [X]
[X] [X] [X]

Não sei se foi exatamente isso que você quis dizer, mas foi esse um ponto ao qual eu resolvi levantar sobre o assunto e pensando ainda sobre sempre "melhorar" o aspecto do game eu deixaria a sugestão de que existice uma animação própria para os passos na diagonal (Isso não existe no Tibia) quando você da um passo na diagonal superior direta por exemplo a animação é a mesma que se você tivesse dado um passo para sua direita...

Enfim, cheguei agora e espero participar deste momento importante para a comunidade e paga o game.

alison7411

Mensagempor alison7411 » Sáb Jun 09, 2018 2:30 am

A animação na diagonal ja existe a muito tempo, e é bem legal de se ver, e sobre o cara ali em cima falou é a questão da animação de ataque ser anulada ao executar um ataque e andar ao mesmo tempo, acho que isso se dar ao fato do char só executar uma animação por vez.

Voltar para “Feedback e sugestões”