Refutando essa besteirol
Neste texto deixo registrado minha indignação a um sistema de propaga a injustiça e ultraja os jogadores, um sistema antagônico a liberdade almejada dentro dos mmorpgs e que segue em oposição a preeminente corrente que busca proporcionar aos jogadores a máxima liberdade no mundo virtual e para isso utiliza-se de uma mínima interferência por parte da empresa a forma de jogar do usuário.
O que é liberdade para o jogador? Em que ponto a empresa está interferindo na sua gameplay? Não há interferência. É apenas um bônus para os jogadores mais casuais, um incentivo. E empresa tem que ter liberdade de impor o que quiser dentro do game para tentar manter o máximo de players possível, isso não é uma escolha sua.
1.1 Quem joga 4 horas em tese deveria evoluir o dobro de quem joga 2 horas. Você que joga 4 horas acha justo quem joga duas obter experiencia equipada?
Quem joga 4 horas deveria evoluir o dobro de quem joga 2 horas? Errado.
Você está deixando de levar em conta muitos fatores, existe muita diferença entre jogadores, o tipo de jogador, o conhecimento do jogador em relação ao game, e o objetivo do jogador, isso faz com que varie muito a evolução de cada player. A palavra "evolução" por si só já é algo muito subjetivo. Ou seja, quem joga 4 horas não deve evoluir o dobro de quem joga 2 horas, isso é muito relativo.
Agora falando da questão do level, você pensar que 2 jogadores um que joga 2 horas e um que joga 4 horas, vão continuar sempre com a mesma e evolução no game por causa da exp bônus você está muito errado, quanto mais tempo online mais minérios você vai coletar, mais conhecimento e quests você vai ter.
1.2 O sistema de recompensa por tempo offline direciona a ação do jogador lhe tolhendo a liberdade, exemplo, o jogador que costuma ter 2 horas para jogar diariamente e devido a uma folga ou outra benesse consegue um dia livre, ele irá pensar duas vezes sobre caçar muitas horas naquele dia, pois desta forma no dia subsequente não terá a estamina bônus no horário habitual fazendo cair seu rendimento.
Eu sou um jogador que durante os dias de semana eu jogo nem 2 horas por dia,
mas final de semana consigo jogar 5 a 7 horas, e uso esse tempo a mais para fazer minha armas, aprimorar meus sets, fazer quests e explorar o mapa, não compensa eu deslogar e esperar a exp bônus novamente.
1.3 O jogador que chega e encontra seu char com estamina cheia, irá pensar duas vezes se deseja ir em uma quest e desperdiçar aquele bônus, ou seja, a estamina afeta como o indivíduo irá jogar.
O indivíduo tem a escolha de fazer o que quiser, eu por exemplo prefiro gastar o tempo com bônus para upar, e depois eu vou focar em quests e etc. Mas isso não é obrigatoriedade. Se meu time for fazee uma quest importante e eu tenho exp bônus eu vou junto, nada me impede, tudo depende da importância que você como player dá para cada questão.
2. Defendo previamente a alegação de que o jogador que passa muitas horas terá vantagens financeiras e de equipamentos sobre o indivíduo que joga duas, pois essa premissa é falsa! Atualmente a movimentação de recursos reais por recursos internos é validada por cristais e mesmo que não fosse haveria o mercado negro, por isso a experiencia é o maior diferencial entre os jogadores, pois precisa ser obtida com o árduo sacrifício de caçar horas e deve ser preservada sem interferências de boosts ou qualquer outro artificio, pois é o único diferencial de quem se esforçará no jogo.
Você fala que o jogo está interferindo na gameplay adicionando exp bônus, porém você mesmo cita o fato de existir comércio de cristais e mercado negro, qualquer player com dinheiro na rl pode comprar um char level alto, e pular todo esse tempo obrigatório caçando que você acha tão valioso.
3.1 Devemos retirar a ideia de que jogadores nesse grupo são doentes, vão morrer jogando ou qualquer outro tipo de alegação absurda que se houve por ai, apenas para melhorar o entendimento trago à tona a rotina de Tyler "Ninja" Blevins um streamer profissional de fortinite que em entrevista relatou sua rotina de 12 horas diárias jogando, ou dos times de LOL os quais para um campeonato treinam em rotinas bem mais exaustivas que estas e com esses dois exemplos suponho que podemos passar para outros pontos sem a visão de que o jogo precisa intervir limitando o número de horas online do jogador com a falsa premissa que isso é em prol da saúde do mesmo.
Nesse ponto concordo com você, a streamy não precisar ser o pai/mãe dos players. Mas eu acredito que a grande questão da stamina não é essa.
Limitar o tempo que você pode caçar realmente interfere na gameplay, mas a exp bônus não.
5. Exponho a forma como jogadores do PVP terão necessidade de ficar offline para recuperar estamina em oposição a necessidade de está online para batalhar junto a sua guilda.
Besteira, você só perde stamina caçando, se o foco do player é pvp ele não vai preferir deixar os inimigos caçando enquanto ele fica pz ou offline pra recuperar a exp bônus. Sendo que o sistema de stamina é o mesmo tanto pra ele como para os outros.
8. Não me faltam exemplos de jogadores que deixam de explorar o mapa, fazer quests ou curtir outros aspectos do jogo para não consumir sua estamina e ficar para trás dos demais, devido aos aspectos competitivos envolvidos.
Eu como disse, jogo em média 1 horas por dia nos dias de semana, e isso nunca me impediu de explorar o jogo e fazer mais quests que os players que jogam 6 horas por dia ou mais, depende do seu foco, lembrando, o jogo não te impede de fazer quests em momento algum, a exp bônus é apenas um incentivo.