Jogo deverá ser pago ou não?

Sugestões sobre os teste e o que pode mudar para melhorar a jogabilidade/balanceamento do jogo.
Murilosieg

Jogo deverá ser pago ou não?

Mensagempor Murilosieg » Sáb Ago 05, 2017 12:34 pm

Pessoal venho por meio deste tópico expressar minha opinião, e já digo, não fiz nenhum tipo de pesquisa e nem trago nenhum fato comprovador de nada, porém quero poder dizer o que penso e também saber o que vocês pensam sobre o assunto em tela.
Eu acho e gostaria muito que este jogo fosse pago, sei que a maioria gostaria de jogar um jogo totalmente de graça, porém temos que entender o quão isso pode prejudicar o futuro do jogo. Podemos ver em jogos "free", principalmente FPS, que o pessoal usa algum tipo de hack, é banido e simplesmente cria outra conta e continua usando, assim também acontece com RPG. O jogo sendo pago, não impedirá ninguém de usar algum programa ilegal para se beneficiar, porém quando esta pessoa levar um "ban" ou "deleted" ela terá sofrido um certo prejuízo, o que fará elas pensarem duas vezes antes de usar ou de continuar usando.
Não precisa ser um valor extremamente alto, porém algo que, se cumulativo, evitará assim o uso continuo e ininterrupto de programas ilegais.
Isto também ajudará no investimento do jogo, e dará algum retorno lucrativo para os desenvolvedores, não podemos pensar só no nosso benefício, e não acho injusto, desde que não seja um valor absurdo né.

Pois bem, esta é minha opinião, gostaria de saber o quanto vocês concordam com ela. E deixo claro, não sou nem um pouco a favor do "pay to win". Espero que possamos chegar a um entendimento e que este pensamento chegue até os desenvolvedores.

chinglingle

Re: Jogo deverá ser pago ou não?

Mensagempor chinglingle » Sáb Ago 05, 2017 12:48 pm

Murilosieg escreveu:Pessoal venho por meio deste tópico expressar minha opinião, e já digo, não fiz nenhum tipo de pesquisa e nem trago nenhum fato comprovador de nada, porém quero poder dizer o que penso e também saber o que vocês pensam sobre o assunto em tela.
Eu acho e gostaria muito que este jogo fosse pago, sei que a maioria gostaria de jogar um jogo totalmente de graça, porém temos que entender o quão isso pode prejudicar o futuro do jogo. Podemos ver em jogos "free", principalmente FPS, que o pessoal usa algum tipo de hack, é banido e simplesmente cria outra conta e continua usando, assim também acontece com RPG. O jogo sendo pago, não impedirá ninguém de usar algum programa ilegal para se beneficiar, porém quando esta pessoa levar um "ban" ou "deleted" ela terá sofrido um certo prejuízo, o que fará elas pensarem duas vezes antes de usar ou de continuar usando.
Não precisa ser um valor extremamente alto, porém algo que, se cumulativo, evitará assim o uso continuo e ininterrupto de programas ilegais.
Isto também ajudará no investimento do jogo, e dará algum retorno lucrativo para os desenvolvedores, não podemos pensar só no nosso benefício, e não acho injusto, desde que não seja um valor absurdo né.

Pois bem, esta é minha opinião, gostaria de saber o quanto vocês concordam com ela. E deixo claro, não sou nem um pouco a favor do "pay to win". Espero que possamos chegar a um entendimento e que este pensamento chegue até os desenvolvedores.

Tem várias formas de se lucrar, se eu não me engano, eles pretendem ganhar na venda de outfit, e eu acho essa forma meio fraca, deveria pensar em outras formas além de só outfit.
Imagem

jhonegao
Contato:

Mensagempor jhonegao » Sáb Ago 05, 2017 1:12 pm

O jogo sera free to play, mas terá sim seus meios de monetização, bem como cosméticos e afins.

Também estamos coletando feedbacks da comunidade , tem uma discussão a respeito aberta aqui >LINK
Vamos organizar o forum pessoas.. :ugeek:
REGAS GERAIS REGRAS
LOCAL PARA BUGS: BUGS
FEEDBACKS E SUGESTÕES: SUGESTÕES
ATUALIZAÇÕES/NOTICIAS DA STAFF: NOVIDADES

gphilippe

Mensagempor gphilippe » Sáb Ago 05, 2017 8:53 pm

f2p é vida. Da pra se lucrar com tanta coisa que não influencia em AJUDAR QUEM PAGA, a equipe ja deve ta ciente disso, vide LOL que é um dos games mais jogados e seu lucro é totalmente cosmético dentro do jogo. Montarias e outifits, troca de nome,sexo,etc. Com o tempo tenho certeza que terá a famosa VIP, que seja feita uma moeda dentro do jogo assim como os COINS do tibia, pra que todos possam um dia ter acesso a isso sem precisar gastar até pq não são todos que tem 10~20 reais pra ficar todo mes dando em um jogo, tendo em vista o que game pode atrair um amplo publico de diferentes idades.
Esse negocio de pagar pra ter vantagem faz o game perder interesse em pouco tempo, tem gente q estuda, que trabalha, as vezes tem 2~4 horinhas apenas pra jogar, e acaba ficando ridiculamente pra tras em tudo. Claro que tem gente com mais tempo q o outro, só q ai é da vida de cada um, o cara não vai ta lv mais alto pq pagou e ganhou BONUS e mais bonus pra crescer em pouco tempo, ai é sacanagem.
Cria uma barra de estamina, com certeza isso sera herdado do tibia, com aquela horinha bonus, com a redução da exp pra quem passar de tantas horas e etc.
Esse jogo tem tudo pra ser espetacular , tem outros jogos como exemplo pra tirar o bom e o ruim deles e praticar só o que for de agrado no blood. Acho que no final, todos querem um jogo bom , com um grau de dificuldade aceitavel e que todos consigam ter acesso as coisas.
Se você acredita na sua meta, lute até a alcançar, mesmo que isso signifique batalhar contra a norma estabelecida! :!:

4nd4r1lh0

Mensagempor 4nd4r1lh0 » Sáb Ago 05, 2017 9:00 pm

Cosmeticos geram grana sim. Mas geram grana em uma comunidade com dezenas-centenas de milhares de jogadores. Nao vejo bloodstone sobrevivendo apenas com comercio de cosmetico, a menos que os desenvolvedores queiram apenas pagar o server e um salariozinho pra eles... 5-10 mil jogadores, sendo que 1-5% ira injetar dinheiro no jogo... nao tem como se sustentar

Tem que ter alem disso, um esquema freemium. Mas eh claro, que nao seja pay to win...

Hoje em dia os jogos que mais lucram, sao os freemium onde o jogador nao se sente pressionado a pagar - ele acha que paga por que quer
Ja jogos onde a vantagem pra quem paga eh muito grande, a grande maioria dos jogadores acabam nao pagando pois se sentem obrigados, e uma boa parte ate desiste de jogar

Ex real - Final fantasy record keeper e Final fantasy Brave excvius

O exvius por ser um jogo melhor e com graficos melhores, tem uma comunidade bem maior de jogadores.
O record keeper eh mais para os saudosistas que gostam de graficos 8 bits. E eh o jogo que mais distribui o ~in game currency~ de todos os jogos freemium que tem por ai... vc ganha mais de 150 dolares por mes em game currency se logar todo dia

Ja o exvius te da os bonus de login que eram ridiculos no comeco e para conseguir os personagens epicos vc tinha que injetar dinheiro no jogo

Resultado. O Record keeper, com menos jogadores, e que dava mais itens de gratis, que nao pressionava tanto como um pay to win, onde os free conseguiam p[assar os boss mais dificeis.. estava gerando 10 mil dolares por DIA
Ja o exvius que tinnha uma comunidade MUITO maior, gerava 70% disso

Hoje em dia o exvius esta gerando muito mais dinheiro, o jogo nao esta mais pay to win, estao liberando mais game currency e gferando mais grana

Fazendo um paralelo com o bloodstone
Tem que ter esquema de premium com certeza... mas que esse esquema nao seja como alguns OTs retardados onde o premium tem acesso a todas as areas boas de hunt, quests com recompensas **** e etc. enquanto os free estao la apenas pra ser um numero

Tem que ter vantagens, mas que pelo menos a primeira vista, nao sejam ridiculamente grandes

Ja deixo uma sugestao de talvez colocar o sistewma de guild war apenas pra membros pagos, bem como alguma facilidade ou outra como por exemplo. mas se tambem esse for o grande chamariz do jogo, como foi dado a entender em entrevista, seja uma ma ideia colocar
Mas fica a dica

Todos que se importam o bastante pra perder tempo no forum de um jogo que nao esta lancado ainda, pagariam e todos querem que o jogo seja o maior sucesso que ele possa ser. Mas isso nao se reflete nos jogadores novos, e casuais e este eh o segredo pra manter o bloodstone.

Bloodstone nao pode viver da sobra dos tibia players (apesar desse ter que ser o foco no comeco, com propaganda pesada focada pra esse nicho de jogador, seja em youtubers, blogs e foruns de tibia)

HolyThunderbolt

Mensagempor HolyThunderbolt » Dom Ago 06, 2017 12:24 am

Não acho que tenha muita coisa a ser discutida sobre isso.
Esse sistema previsto parece ser bem eficiente e não desequilibra o jogo de forma tão impactante.
Acesso a locais, outfits entre outras coisas ja são o suficiente pra atrair os players a pagarem uma premmy.
Lembrando que a galera das antiga do tibia não contribuia pq era guri e realmente dependia dos pais e não tinha autonomia.
A galera oldschool ja é mais independente, e até mesmo os players de um modo geral, os consumidores de jogos tocam muito mais na carteira do que a 10 anos atrás..
Por varios fatores que vão de economia do país, a perfil do jogador atual...
Certeza que se bloodstone for um jogo interessante e conseguir atrair jogadores (galera antiga do tibia e mlkada nova não necessariamente ex tibianos) vai ter um grande numero de donates.

Rocklee

Mensagempor Rocklee » Dom Ago 06, 2017 7:08 pm

Bom, quando eu joguei tibia era tenso, PC lixo, net discada e apenas após meia noite e free account, ou seja, servia apenas para dropar itens para Pks.
Mas como tudo na vida muda, graças ao Papai do Céu hoje posso jogar qualquer jogo em um pc bom com uma boa placa de video numa net banda larga e pago, mesmo que mensalmente. Apenas espero que o valor não seja muito alto, pois se adolescentes não têm muita grana para gastar em jogo, adultos embora tenham mais dinheiro, também tem outras coisas mais importantes pra desprender recursos, como mulher e filhos né? :D
Apenas sou contra P2W como era tibia, em que o cara só pode promover uma classe, usar certas magias e caçar em boas áreas sendo premium. Péssimo isso, afinal de contas o PVP não pode depender de quem tem mais dinheiro na RL.
Respeita o moço!

vanzuitas

Mensagempor vanzuitas » Ter Out 03, 2017 12:33 pm

acho que deveria ser F2P e com venda de cosméticos... outifits, Pets (q nao dão nenhum status apenas por beleza), Cabelos diferenciados etc...

imagina ter 1 jogo totalmente free sem ser p2w, isso chamaria muitos jogadores e os itens citados acima venderia muito com o crescimento dos players.

Ter vantagens com a comunicação com a staff do jogo:
exemplo: influenciar sobre oque vai entrar e não no jogo, participar da historia e etc.
isso para pessoas que pagassem por essas coisas (não influenciando no jogo)

Voltar para “Feedback e sugestões”