Fala em nerfar terra sendo que uma boa parte dos monstros (inclusive novos) já vem com res terra base elevada... deserto então? não vi um bixo com res terra baixa até agora..
Fato é que o xamã é desequilibrado e a staff não quer olhar com outros olhos para a classe. E para "Equilibrar", soca res terra em monstros que não fazem nem sentido, pra reduzir o único dano constante da classe. Esse tópico diz respeito a criação de armas, mas a causa-raiz vai muito mais fundo, sendo o desequilíbrio da classe o principal ponto.
Mago recebeu buffs, magias novas, magias de dano nivel 4 e xamã está estagnado (assim como as outras classes). Xamã de antigamente já não possuía espaço como suporte e agora menos ainda, com seu baixo dano e controle, cura em certos casos irrelevante e baixo potencial de utilidade.
Ta na hora de trazer mudanças para as classes. Xamã precisa ter algo a mais, pois tem muitas habilidades que não servem para nada a partir do 65, totens que não possuem utilidade significativa (totem de gelo) e baixo poder de debuff. Coloca um totem de redução de defesa física ou mágica, redução de dano físico ou mágico, totem de gelo pode causar lentidão em área, para dar utilidade a classe além de curar. Ult de água pode ter um dano mais constante, talvez causar mais 2 tempos de chuva com dano de 80% e 65% do dano inicial, além dos cristais. Summon pode ter mais utilidades também. Enfim, há várias ideias sobre como melhorar a classe.
As outras classes também precisam de novas magias, até para dar uma animada no pessoal, possibilitar novas combinações e etc. Está tudo muito estagnado.
Deem mais atenção aos poucos players que ainda jogam, caso contrário, o boom de população do jogo não chegará nunca.. Torço muito por esse game por ser brasileiro.
Ah, como os cajados passaram a ter todos os elementos, o cajado de luz não está dando adicional de cura, tornando inútil novamente build de luz.. poderiam dar uma atenção nisso novamente? Outra sugestão, pode colocar status dependendo do elemento também, dando outro olhar para os staffs. Agua ter chance de causar a bolha de confusão ou lentidão no ataque básico, terra causar enraizar ou algo do gênero e luz tendo bônus na cura. Pelo menos já dá algum tipo de possibilidade de novas builds. E essas são apenas sugestões, não obrigações. Mas se não fizer algum movimento além de dar prazos e não cumprir, o jogo vai ficar vazio eternamente.
Verdade, o assunto é delicado e cheio de camadas a serem discutidas. O problema é não ter respostas a respeito de nada relacionado a isso. Fora a mudança nos sistemas de orbes e cajados, que realmente foi uma melhoria maravilhosa por parte dos desenvolvedores, não se tem projeção de melhoria em nada para a classe.
Outra coisa, a comunidade do jogo é pequena, e da classe é menor ainda. E os jogadores cabeça de ranking talvez sejam os menos preocupados em discutir problemas de level design da classe, ou forja, como sugerido pelo tópico. Uma vez que são jogadores antigos com reserva de ouro, cristais, e já fortes o suficientes para não se preocuparem com detalhes.
Entendo que balanceamento é sempre uma dor de cabeça em qualquer jogo, não é fácil. Talvez seja mais conveniente permanecer na zona de conforto e empurrar os problemas de uma classe com a barriga, uma vez que o problema não é crítico o suficiente para atingir os jogadores mais ativos/mais fortes (que provavelmente tem uma maior influência, ou peso de opinião). Jogadores esses, que em sua maioria, só vão se manifestar se o problema afetar na sua XP/Hora, ou Loot nerfado.
Já tive muita resiliência no game como xamã. Upar solo no early game até o lvl 65 é muito difícil, segui e relevei por ser uma classe suporte. No level 112 comecei a caçar em Spectres, o que elevou bastante meu ganho de xp, mas me vi preso até o lvl 290 tendo que caçar sozinho nessa hunt por não ter outra escolha. Foram mais de 170 leveis para poder sair desse ponto de estagnação, para só então conseguir caçar sozinho em outros lugares e fazer basicamente a mesma XP que se fazia nos spectres. Hoje level 399 consigo caçar sozinho em algumas hunts fazendo algo em torno de 6kk/hora com bônus, o que é menos que a média de outras classes, mas ainda assim aceitável por se tratar de uma classe suporte.
Quanto à forja, sempre tive que investir em 3 armas durante toda a minha progressão, o que naturalmente me fez gastar x3 mais que normalmente um cavaleiro ou um arqueiro gastam com isso. Hoje, tentando criar arma do lvl 400 com elemento terra como base, que como já expliquei acima é atualmente a única que vale apena ser investida. Gastei por volta de 18 a 20kk e consegui craftar 4 armas, nenhuma delas veio com o elemento que eu preciso. Foi um investimento x4 maior que qualquer classe de dano físico precisaria para garantir uma arma eficaz. E detalhe que ainda vou precisar gastar mais, porque das 4 armas criadas, 3 foram de água e uma veio Luz, ou seja, sucata.
Não é para menos que a classe está com escassez de jogadores (ao menos no servidor onix, aonde jogo), sempre vejo jogadores em busca de xamãs para completar suas partys, e sempre em falta.
Enfim.. a classe tem muito potencial, muitas correções e adições simples que já melhorariam a qualidade de vida para os jogadores. A Streamy desde o começo se orgulhou de ser uma empresa que ouvia os jogadores, e eu acredito. Eu espero que como representantes da classe, um dia possamos ser ouvidos e respondidos.