Eu jogo Bloodstone não faz muito tempo e uma coisa que me deixa um pouco incomodado é HUD do jogo.
Eu sei que esta não é a versão final do game e muita coisa será alterada na HUD com o passar do tempo, mas eu venho aqui expor minha opinião e dar algumas sugestões para a melhoria do jogo.
Tópicos:
1- HUD em Geral
2- Barra de Vida
3- UI
4- LVL UP
1 - HUD em Geral
A HUD em si é muito bonita, porém tem alguns probleminhas: a HUD se altera com a resolução do monitor.
Eu jogo em um monitor com a resolução 1360x768 e a minha visão de jogo é essa:
Como vocês podem ver na minha hotbar tem apenas 10 espaços para magia visíveis, porém quando fui jogar no meu outro monitor com a resolução de 1440x900 tinha mais slots de magia visíveis, então eu voltei pro meu monitor com resolução menor e alterei a resolução do PC para poder testar e esse foi o resultado:
800x600:
1280x768:
Alterando a resolução do monitor você consegue ter mais espaço para magias visíveis, fazendo com que quem tem um monitor menor tenha uma desvantagem para quem tem um monitor maior ( lembrando que além do atalho configurado o jogador também poderá clicar na magia agilizando assim o seu uso).
A solução que eu pensei para esse problema seria simplesmente escalonar não só a hotbar, mas todos os outros itens da HUD junto com o jogo, colocando um numero fixo de slots visíveis e padronizando a visualização:
Hotbar Ajustada em 800x600:
2 - Barra de Vida
Barra de Vida pouco intuitiva.
Fica meio complicado olhar a a barra de vida atual e não se atrapalhar com as informações.
Algumas coisas poderiam ser alteradas como:
Localização dos Efeitos.
Os Efeitos positivos poderiam aparecer no topo enquanto os negativos na parte inferior, isso ajudaria a distinguir melhor os efeitos:
Como podem ver fica muito mais simples saber o que está acontecendo
Cores Padronizadas
Poderia haver uma padronização das cores como efeitos passivos como o PZ poderia ter bordas branca, todos os tipos de buffs terem borda azul, batalha ter borda vermelha e etc:
Um simples padrão para ao batermos o olho identificarmos rapidamente o tipo de efeito.
Cores na Barra de Vida
É fácil olharmos a barra de vida que fica em cima do personagem e saber se estamos morrendo ou não pela coloração da barra, isso poderia ser adotado também na HUD:
PS.: Os números informando a vida continuaria na barra, só não botei na edição pq sou péssimo com Photoshop
Retrato do Personagem
E por fim, a imagem da barra de vida poderia ter as cores do nosso personagem:
PS.: Ignorem a péssima edição, isso é só um conceito
3 - UI
Reposicionamento da Hotbar e adição de menus clicáveis.
Outra coisa que me incomoda e o fato da Hotbar estar na lateral e não ter muitos menus clicáveis de fácil acesso, foi pensando nisso que fiz essa concept art:
Como podem ver a Hotbar ficaria na parte inferior, sem muitas alterações:
No meio ficaria um menuzinho com aquela opção das espadas (eu realmente não sei pra que serve ), a LOJA, a função de seguir o alvo sem precisar clicar com o SHIFT (serio adicionem isso pfvr, faz mt falta ), e a opção de focar no ataque, balanceado ou defesa (copiado diretamente do Tibia ):
PS.: Aquele botão com o símbolo de on/off e aquela setinha também, mas ninguém se importa mt com isso.
E no canto direito ficariam os menus clicáveis com as bags em cima:
Ficaria mais fácil acessar alguns menus só clicando em cima ao invés de ter que abrir pelo atalho no teclado ou clicar na setinha e depois na opção desejada.
4 - LVL UP
Informação de LVL UP pouco chamativa.
A informação de LVL UP e SKILL UP é muito simples, e nem parece que o personagem subiu de nível em algo, a solução que encontrei pra isso esta dentro do próprio jogo.
Atualmente quando upamos de LEVEL em algo só aparece uma mensagem na tela:
A minha sugestão para melhorar isso seria utilizar as mensagens de ganho de XP:
Mudando o ícone e o texto:
Assim ficaria melhor para saber o que aconteceu:
Bom, é isso, deu um trabalhinho fazer as imagens mas acho que da pra entender as minhas sugestões para o game, espero que alguma das minhas sugestões ajudem a STAFF em algo, agora eu vou voltar a jogar pra recuperar o tempo perdido editando as imagens.
HUD
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HUD
--FabricPereira!
Re: HUD
Fala ae Fabric, beleza?Eu jogo Bloodstone não faz muito tempo e uma coisa que me deixa um pouco incomodado é HUD do jogo.
Eu sei que esta não é a versão final do game e muita coisa será alterada na HUD com o passar do tempo, mas eu venho aqui expor minha opinião e dar algumas sugestões para a melhoria do jogo.
Tópicos:
1- HUD em Geral
2- Barra de Vida
3- UI
4- LVL UP
1 - HUD em Geral
A HUD em si é muito bonita, porém tem alguns probleminhas: a HUD se altera com a resolução do monitor.
Eu jogo em um monitor com a resolução 1360x768 e a minha visão de jogo é essa:
Como vocês podem ver na minha hotbar tem apenas 10 espaços para magia visíveis, porém quando fui jogar no meu outro monitor com a resolução de 1440x900 tinha mais slots de magia visíveis, então eu voltei pro meu monitor com resolução menor e alterei a resolução do PC para poder testar e esse foi o resultado:
800x600:
1280x768:
Alterando a resolução do monitor você consegue ter mais espaço para magias visíveis, fazendo com que quem tem um monitor menor tenha uma desvantagem para quem tem um monitor maior ( lembrando que além do atalho configurado o jogador também poderá clicar na magia agilizando assim o seu uso).
A solução que eu pensei para esse problema seria simplesmente escalonar não só a hotbar, mas todos os outros itens da HUD junto com o jogo, colocando um numero fixo de slots visíveis e padronizando a visualização:
Hotbar Ajustada em 800x600:
2 - Barra de Vida
Barra de Vida pouco intuitiva.
Fica meio complicado olhar a a barra de vida atual e não se atrapalhar com as informações.
Algumas coisas poderiam ser alteradas como:
Localização dos Efeitos.
Os Efeitos positivos poderiam aparecer no topo enquanto os negativos na parte inferior, isso ajudaria a distinguir melhor os efeitos:
Como podem ver fica muito mais simples saber o que está acontecendo
Cores Padronizadas
Poderia haver uma padronização das cores como efeitos passivos como o PZ poderia ter bordas branca, todos os tipos de buffs terem borda azul, batalha ter borda vermelha e etc:
Um simples padrão para ao batermos o olho identificarmos rapidamente o tipo de efeito.
Cores na Barra de Vida
É fácil olharmos a barra de vida que fica em cima do personagem e saber se estamos morrendo ou não pela coloração da barra, isso poderia ser adotado também na HUD:
PS.: Os números informando a vida continuaria na barra, só não botei na edição pq sou péssimo com Photoshop
Retrato do Personagem
E por fim, a imagem da barra de vida poderia ter as cores do nosso personagem:
PS.: Ignorem a péssima edição, isso é só um conceito
3 - UI
Reposicionamento da Hotbar e adição de menus clicáveis.
Outra coisa que me incomoda e o fato da Hotbar estar na lateral e não ter muitos menus clicáveis de fácil acesso, foi pensando nisso que fiz essa concept art:
Como podem ver a Hotbar ficaria na parte inferior, sem muitas alterações:
No meio ficaria um menuzinho com aquela opção das espadas (eu realmente não sei pra que serve ), a LOJA, a função de seguir o alvo sem precisar clicar com o SHIFT (serio adicionem isso pfvr, faz mt falta ), e a opção de focar no ataque, balanceado ou defesa (copiado diretamente do Tibia ):
PS.: Aquele botão com o símbolo de on/off e aquela setinha também, mas ninguém se importa mt com isso.
E no canto direito ficariam os menus clicáveis com as bags em cima:
Ficaria mais fácil acessar alguns menus só clicando em cima ao invés de ter que abrir pelo atalho no teclado ou clicar na setinha e depois na opção desejada.
4 - LVL UP
Informação de LVL UP pouco chamativa.
A informação de LVL UP e SKILL UP é muito simples, e nem parece que o personagem subiu de nível em algo, a solução que encontrei pra isso esta dentro do próprio jogo.
Atualmente quando upamos de LEVEL em algo só aparece uma mensagem na tela:
A minha sugestão para melhorar isso seria utilizar as mensagens de ganho de XP:
Mudando o ícone e o texto:
Assim ficaria melhor para saber o que aconteceu:
Bom, é isso, deu um trabalhinho fazer as imagens mas acho que da pra entender as minhas sugestões para o game, espero que alguma das minhas sugestões ajudem a STAFF em algo, agora eu vou voltar a jogar pra recuperar o tempo perdido editando as imagens.
Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu empenho em nos trazer as ideias a partir de exemplos e imagens.
Informo que não consideramos o cliente atual - e por consequência sua HUD - uma versão final. Eles passarão sim por melhorias e todas as ideias e discussões da comunidade irão contribuir com as mudanças e evoluções. Porém, infelizmente isso não pode estar em nossas prioridades neste momento.
Esperamos poder divulgar novidades sobre isso em breve. Continue nos acompanhando e colaborando com o desenvolvimento de Bloodstone! Bom jogo! (:
Reporte bugs no cenário: forum.bloodstoneonline.com/viewtopic.php?f=13&t=8261
Reporte erros de escrita: forum.bloodstoneonline.com/viewtopic.php?f=13&t=8262
Última versão atualizada: www.bloodstoneonline.com/downloads/bloo ... ersion.rar
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Re: HUD
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Re: HUD
Voltei aqui 1 ano depois, dei uma parada com o jogo e fui voltar a jogar achando que encontraria grandes mudanças na HUD mas infelizmente ainda nada, espero voltar daqui a pouco tempo para falar sobre as mudanças na HUD
--FabricPereira!
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