Xamã o esquecido!

Sugestões de balanceamento entre as classes.
Mantix
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jan 12, 2020 5:48 pm

Xamã o esquecido!

Mensagempor Mantix » Ter Jan 28, 2020 3:20 pm

Olá pessoal, lá vou eu novamente fazer um textão, dessa vez pra apontar alguns pontos que em minha opinião tornam a classe Xamã defasada ao extremo dentro do jogo.

Este relato não é simplesmente um choro como grande parte dos players preferem chamar quando encontram alguém reclamando de sua classe, são somente impressões reais que acredito que grande parte dos jogadores da classe devam concordar.

Sem mais enrolações, vamos aos pontos:

1> Custo de mana excessivo em todas as suas habilidades.
  • Texto autoexplicativo, custos muito altos que limitam (bastante) os lucros da classe e exigem manter uma quantidade muito alta de elixires e poções nas bags.

2> Alcance de habilidades e ataques básicos baixos em vista de sua fragilidade.
  • Requer um maior alcance ou aumento na velocidade de movimento para compensar sua capacidade ofensiva menor. Dano baixo + defesa baixa = mobilidade aumentada.

3> Defesa baixa, atualmente a impressão é que a classe apanha tanto quanto um Mago, o que não deveria ocorrer.
  • Uma simples revisão nos números aqui.

4> Regeneração de mana lenta, ponto diretamente relacionado ao item 1.
  • Em várias situações até mesmo a taxa de recuperação dos elixires do nível suportado são baixas tamanho é o custo das habilidades da classe.

5> Cura MUITO baixa uma vez que este é o propósito principal da classe.
  • Para este ponto não há muito o que discutir. A cura do Xamã PRECISA ser de longe a mais forte e sustentável do jogo, nenhuma outra classe ou poções poderiam recuperar tanto quanto uma classe destinada à isso, do contrário não há um propósito em sua existência nem mesmo motivos para incluir um nas hunts em grupo.

6> Possui inúmeras habilidades consideradas inúteis por boa parte do tempo como por exemplo o summon.
  • Todas as habilidades independente do elemento devem possuir um valor de retorno ao jogador condizente com seu nível e dificuldade dos montros relativos àquele ponto de progressão. O summon é um exemplo(não o único) claro deste problema já que sua mobilidade, agressividade, dano, velocidade de ataque e defesas são nada menos que ridículas e não ajudam em absolutamente nada o jogador. Sem nenhum exagero pode-se seguramente afirmar que a habilidade em seu nível 1 não vale sequer o mana gasto. Outro ponto negativo do summon é ao descer em um buraco em que ele ocupa o mesmo sqm do jogador, o que causa confusão na hora de saber de quem é a vida baixa, se do jogador ou do summon.

7> Todas as suas habilidades ofensivas deveriam ser baseadas no alvo do cursor.
  • Por ser frágil e ter o dano muito baixo, é inviável que, ao jogar solo, seja necessário parar e posicionar o personagem virado na posição correta (deixando que o inimigo se aproxime o suficiente) para desferir uma quantidade irrisória de dano enquanto coloca sua vida em risco. Habilidades deste tipo precisam causar uma quantidade bem mais alta de dano, o que fugiria ao conceito da classe de ser um suporte. Esse tipo de habilidade faz mais sentido aos Magos do que aos Xamãs.

8> O alcance dos ataques básicos deveria ser o mesmo da cura permitindo que o Xamã desfira ataques básicos enquanto foca na cura do tank em questão.

9> Seria interessante que a cura aplicasse uma certa quantidade de escudo no alvo que se esvai ao longo do tempo.

Imagino que não seja necessário que todos estes itens apontados sejam atendidos para melhorar a classe, são somente algumas observações que podem servir como pontos de partida para um rebalanceamento/rework da classe pela equipe responsável.

Da forma como está hoje, a progressão solo do personagem está bastante prejudicada e a classe não é atrativa pois não apresenta vantagens reais à um grupo, que justifique sua inclusão (divisão de experiência e loot) a não ser para matar chefes. É possível que em pouco tempo existam pouquíssimos jogadores desta classe, algo que causaria um grande impacto tanto no que diz respeito à progressão de conteúdo quanto à economia do jogo.

Nem todo mundo tem/teve a oportunidade de vir pro jogo com um grupo de amigos para jogar junto, para essas pessoas a experiência não é agradável. Amizade que por sinal é o único motivo justificável para trazer um Xamã para um grupo.

A sensação é que o princípio maior de qualquer jogo que é a diversão, simplesmente não se aplica à esta classe, afinal de contas, ninguém gosta de ser o escravo, nesta situação um escravo manco.
Imagem

73198462
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Mar 17, 2017 12:15 am

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor 73198462 » Qua Jan 29, 2020 12:20 pm

Seria bastante interessante também que algumas skills (ou todas as skills) do Xamã dessem um efeito secundário ou buffs com base no terreno do SQM, que até combina bastante com o que deveria ser o Xamã, um guerreiro da natureza que usa a mesma para atacar e defender-se.

ppedrorezende
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jan 25, 2020 7:22 pm

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor ppedrorezende » Qua Jan 29, 2020 5:55 pm

Yo! Sou xamã no Ruby3.
Jogo atualmente a 5 dias e estou level 33. Tenho vasta bagagem com Tibia principalmente com a classe Druid.
Bom aqui no bloodstone, a classe realmente se difere do mago (que não é bem assim no tibia), o que me atraiu a jogar de xamã.
Ao longo da minha caminhada, percebi realmente que a classe necessita de alguns ajustes pois o baixo dano e cura baixa realmente complica essa fase pelo menos inicial do xamã.
Minha magia branca atualmente está em 58 e minha cura sobre knights chega a 160~170 no máximo, o que considero realmente bem pouco, visto que minha classe já não dá um bom dano, pelo menos deveria curar bem. (Algumas hunts é preciso que o knight ainda sim precise usar pots para se manter vivo mesmo com spam de sio vindo do meu xamã).
Entretanto como jogador da classe terra, tem alguns pontos positivos, que são os controles de terreno. Isso muda bastante minha hunt, pois inumeras vezes salvei meu grupo da morte com essas mágias quando os mobs trocam de target logo após o "exeta".
Sobre a mana? Realmente, está desproporcional. Você como xamã já não caça praticamente sozinho, e quando caça com grupo você wasta igual cavalo com pots e nunca te sobra loot, pois você não dá dano eficiente e gasta bastante curando os amigos (mal) e no fim você ainda toma wast ou lucra miseros centavos pq gastou muitas poções.

A classe realmente não me apresenta pelo menos até esse momento atual de game, nenhum ponto relativamente positivo como acontece com outras. Se eu acho atrativo jogar de xamã? Bom, gosto do desafio de jogar com a classe mais menosprezada do jogo e com menos jogadores ativos, pois pelo menos assim, saberei os motivos da mesma.

Signed.

lancaster
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Jan 10, 2020 11:07 pm

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor lancaster » Qui Fev 06, 2020 10:35 am

Eu sou Xamã, estou no level 101 no Ruby 3, sou atualmente o top xamã do servidor, eu sinceramente só jogo com essa classe pra preencher o time porquê o desgosto é grande.

Pot do 80 de vida cura o mesmo que minha cura no nível maximo.

Tenho menos dano que qualquer outra classe no nivel 70, não existe hunt solo pra xamã, é a unica classe do jogo que não tem dignidade pra upar solo

a magia branca parece não influenciar em nada, nem cura nem dano, além de ser muito dificil de ser upada pois me posiciono longe da box e não dou muitos auto ataques.

1 milhão de magias de ataque e suporte diferentes que sozinhas não fazem muita coisa mas que você acaba precisando de cada uma, mas não tem pontos nem de perto pra isso.

O summon do jogo é de longe o summon mais inutil de todos os mmos que ja joguei (tibia, perfect world, wow, tera, archage, mu, e etc)

O xamã precisa de muita coisa pra ficar fraco ainda, pq atualmente ele é MUITO FRACO e repito, só estou jogando com ele ainda pra completar o grupo x5.

barrosinho0
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Out 02, 2019 9:06 am

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor barrosinho0 » Qui Fev 06, 2020 11:48 am

Bom dia a todos, bem li atentamente todos os argumentos, alguns falando que a cura é muito baixa e outros falando sobre posicionamento de algumas magias.

Gostaria de dar minha posição agora sobre tais argumentos:
- Sou lvl 53 Xamã Luz Ruby 3

- A cura é melhorada se aplicado junto com o cajado de luz e segundo e mais importante a cura pode ser upada para o nivel 2 no lvl 43 e logo você ve a diferença, pois estou com meu xamã de luz curando por volta de 470-520 sendo que estou com o cajado ainda do lvl 30 creio que ao mudar pro cajado do lvl 50 a cura vai passar a curar entre 600-700, muitos que estão reclamando provavelmente focou nas build terra ou agua e estão dando o CURAR com o cajado do elemento terra e agua com isso a cura vai ser muito pouca em torno do que foi falado 140-170 no lvl 1 ja no lvl 2 mesmo com o cajado de outro elemento a cura passa pra 280-330, uma dica caso for upar com grupo tente ficar apenas com o cajado da luz nos auto ataque e focado em curar apenas, o valor sobe um pouco em torno de 160-220.

Agora sobre as magias gostaria que fosse revisado
-Brilho intenso : (Muda de "USAR COM MIRA" para Target ou aplicar o dano ao redor e efeito ao mesmo como por exemplo "ESTALAGMITE DE GELO" ),primeiramente é uma magia que voce solta aleatoriamente em qualquer SQM unicamente em um SQM sendo assim fica muito dificil em um PVP ou PVE (Que os mob e players correm muito) acertar a magia e verificar sobre a cegueira (Gostaria de saber no que realmente ela se aplica! A danos físicos? Magicos? Ou os dois?

-Plasma de luz (Mudar de "Target" para uma wave igual "ONDA CRISTALINA") voce perde muito do potencial da magia e dano (Mesmo sendo pouco mas pelo menos ajuda um pouco) ao lançar ela em uma box de mob quando está caçando em grupo.

-Barreira de luz: (URGENTE SER REVISADA) Essa magia ela está totalmente irregular no jogo, sendo que ao usa-la e eu passar por ela o efeito de slow é aplicado no xamã que invocou a barreira e se o mesmo estiver em grupo na hunt também é aplicado slow nos membros (CREIO QUE NÃO ERA ISSO PRA ACONTECER) e colocar algo visível que foi aplicado a redução de 25% na defesa (LEMBRANDO QUE A MAGIA ESPECÍFICA QUE É 100% DE GARANTIA A REDUÇÃO DA DEFESA DE QUEM PASSAR NA PAREDE).

Bem acho que seria apenas isso mesmo. desculpe qualquer erro e qualquer coisa estou aberto a sugestões.

barrosinho0
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Out 02, 2019 9:06 am

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor barrosinho0 » Seg Fev 17, 2020 7:35 am

up

nanaboo
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Abr 10, 2019 6:29 pm

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor nanaboo » Qua Fev 19, 2020 3:44 am

-Brilho intenso : (Muda de "USAR COM MIRA" para Target ou aplicar o dano ao redor e efeito ao mesmo como por exemplo "ESTALAGMITE DE GELO" ),primeiramente é uma magia que voce solta aleatoriamente em qualquer SQM unicamente em um SQM sendo assim fica muito dificil em um PVP ou PVE (Que os mob e players correm muito) acertar a magia e verificar sobre a cegueira (Gostaria de saber no que realmente ela se aplica! A danos físicos? Magicos? Ou os dois?
Dá pra usar o brilho intenso pela janela de batalha sem errar, mas ainda é uma ação a mais.
Também acho que a habilidade precisa mesmo passar por uma revisão, desde que não se torne direcionada. A cegueira serve pra nada: em mais de 1 hora de hunt que fiquei observando, não foi suficiente pra darem 1 miss em auto-attack em mim (depois disso desisti de prestar atenção). Seria muito melhor se trocassem por algum debuff que amplifica damage mágico que o alvo recebe (reduzindo todas as resistências por 10/15/20% se for possível ter valor negativo) e deixar 100% chance de ativar.

brun0k
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Fev 12, 2020 7:25 pm

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor brun0k » Sex Fev 21, 2020 5:45 pm

Fora o gasto de mana que ainda é absurdo.. e difícil de fazer dinheiro, gastando tanto com os elixirs e pots de mana.
Outra coisa é o fato de o xamã quase não ter dano em área, somente no 65 pro xamã da terra. E as prisões/espinhos não funcionam como deveriam. Vc usa o caminho de espinhos, a skill passa direto. Além de vc perder tempo se posicionando pra usá-la, ela ainda erra, passa direto e não causa dano algum. E a prisão de espinhos tbm é um pouco falha.

Eu apóio um rework do xamã.
Xamã não é como as outras classes, que vc escolhe um elemento, aqui vc escolhe o tipo de xamã que vc quer ser e isso define o seu elemento. Poderia nos dar opção de escolher o elemento e se seremos dano, suporte ou controle de grupo/suporte.
Escolhi o xamã da terra e me arrependo, pra upar solo é uma lástima, visto que só jogo em horários alternos ao dos meus amigos(de madruga e pela manhã cedinho), tenho que dar um combo de 3 magias e esperar o cooldown da magia pra poder soltar mais uma skill, enquanto tomo um dano absurdo, por conta da defesa baixa.
O que eu acho interessante que fizessem: vc poder escolher o tipo de elemento que vc quer e depois escolher o tipo de xamã que quer ser.

Ex: vc escolheu o elemento terra
Pronto, agora vc escolhe se quer ser supp, controle de grupo ou dano.
E cada estilo de jogo com suas skills específicas pra o elemento escolhido.
Sei que daria um trabalhinho, mas valorizaria mais o pobre xamã.
Imagem

brun0k
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Fev 12, 2020 7:25 pm

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor brun0k » Seg Fev 24, 2020 8:17 pm

Seria tão bom se um dos adms visualizassem isso.. tá complicado o up de xamã da terra.. não tem dano, não tem cura, não tem nada kkk parece uma pedra. Faz nada
Imagem

renega
Mensagens: 218
Registrado em: Seg Jun 18, 2018 10:21 am

Re: Xamã o esquecido!

Mensagempor renega » Sáb Fev 29, 2020 2:36 am

Vocês com certeza não tem uma arma do nyog rs. O xama com a arma do nyog e level 115+ vira um Deus pois tem 2 ults fortes + a cura aumentada. A propósito, o melhor xama late game e o de terra.


Voltar para “Balanceamento”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes