Feedback Geral do jogo

Faça sua sugestão para o melhoramento do jogo.
Mantix
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jan 12, 2020 5:48 pm

Feedback Geral do jogo

Mensagempor Mantix » Seg Jan 20, 2020 4:58 pm

Olá pessoal, resolvei listar aqui algumas das observações que fiz durante o pouco tempo que joguei a fim de auxiliar a equipe de desenvolvimento levantando alguns pontos de melhoria e/ou correção.

O objetivo não é acusar e apontar os defeitos mas sim auxiliar na identificação daquilo que pode melhorar visando uma melhor experiência de jogo.

Não há separação por criticidade, estou apenas inserindo à medida que me vêem à mente.

Muitos destes pontos apesar de parecerem simples certamente demandam muito tempo e esforço do time sendo necessário priorizar aqueles que mais afetam a jogabilidade de forma geral.

-------------------------------------------------------------------------- SUGESTÕES: -----------------------------------------------------------------------

  • Acredito que deveriam haver mais descrições nas habilidades, itens, consumíveis e afins para proporcionar um melhor entendimento ao jogador do quê e quando utilizar. Exemplo:

    • As habilidades atualmente não descrevem o valor do dano que cada uma causa nos inimigos.
    • Não há uma descrição em cada tipo de comida informando o tempo de duração da mesma.
    • É interessante que o jogo forneça ao jogador uma prévia visual de como a habilidade funciona. Um pequeno vídeo/gif dela sendo utilizada para que possamos compreender melhor o que estamos alocando já que o scroll para resetar os pontos não é barato.
    • Cada quest poderia ter uma sinalização indicando que tal tarefa requer um grupo de jogadores para completá-la evitando mortes e perdas de experiência desnecessárias.
  • A descrição do nível de cada missão atualmente não corresponde ao nível necessário para completá-las. Acredito que o exemplo mais claro seja a quest apontada como sendo de nível 3 que em determinado momento pede ao jogador que consiga 5 orbes de Quakan. É normal que um jogador esteja por volta do nível 12~15 neste momento o que ainda assim é uma tarefa extremamente arriscada já que nesse nível a chance de morte ao enfrentar Quakan Warrior e principalmente Quakan Sorceress é absurdamente alta, principalmente jogando sozinho.
  • A lista de batalha poderia realçar de forma diferente os jogadores e monstros facilitando assim principalmente o momento da cura já que a seleção clicando no personagem quando o mesmo se movimenta não é precisa.
  • Ao escolher um tipo de elemento/especialização e consequentemente adquirir sua arma, o jogo deveria advertir o jogador que tentar alocar um ponto de habilidade em um elemento/especialização diferente daquele tipo de arma que o mesmo está utilizando, evitando alocação indevida de pontos por falta de conhecimento.
  • Cada uma das janelas de chat poderiam ter seu próprio botão de fechar.
  • - Poderia ser possível clicar para movimentar o personagem pelo big map.
  • Ao acessar o mercador e pesquisar o preço de um item seria interessante que ao selecionar um atalho por exemplo Shift+Click no item o nome do mesmo já fosse inserido na lupa facilitando assim a busca de preços para quem deseja vender. Esta funcionalidade já existe em alguns jogos e funciona muito bem.
  • Poderia haver uma forma de sugerir ao jogador que ele pode mudar de classe sem perder o personagem inicial. Atualmente esta opção só aparece no npc ao completar uma quest.
  • O sistema de vocação secundária poderia ser removido da exibição ao usuário caso o mesmo ainda não esteja pronto.
  • O fórum necessita da criação de algumas áreas como por exemplo:

    • - Discussão geral
    • - Classes
    • - Guildas
    • - Serviços
    • - Status dos servidores
    • - Tickets
    • - Mídia
  • Melhor balanceamento das classes. Aqui vou citar o Xamã pois é o personagem que jogo e consequentemente tenho mais condições de formar opinião.

    • Dano demasiadamente baixo. Não queremos ele batendo como um mago, somente uma revisão para deixá-lo mais viável e agradável ao jogar(atualmente não é tanto).
    • A taxa de regeneração de mana está um pouco baixa em relação aos altos custos de suas habilidades.
    • Alcance de ataques e habilidades pequeno para uma classe tão frágil e que necessita manter a distância constantemente e por um longo período de tempo.
    • Velocidade base de movimento muito baixa em conjunto com seu alcance citado no item anterior. O baixo potencial ofensivo deve ser compensado com mobilidade.

    Acredito que um ajuste no item 3 ou 4 serviriam ao mesmo propósito.
    Sei que outras classes também possuem alguns gaps porém prefiro não falar de algo que não tenho conhecimento, vou deixar essa parte para quem quiser deixar nos comentários sobre sua classe em específico.
  • Ao arrastar um item dentro da bag e soltar em cima de um já existente os mesmos poderiam trocar de posição. Atualmente precisamos arrastar um item para um espaço vazio e só então rearranjar da maneira que desejamos.
  • O visual das janelas e opções de modo geral pode ser melhorado. Para algumas ações são trazidas janelas padrão Windows com opções do tipo copiar e etc que tiram um pouco da imersão.
  • Personagens parados na porta do banco incomodam bastante e poderiam implementar o mesmo esquema existente lá dentro de atravessar os jogadores na entrada.
  • Quando um servidor precisa ser reiniciado ou parado para questões de manutenção o prazo dado para que os jogadores façam logout deveria ser alterado de 5 minutos para 30 minutos pois com o prazo atual na maioria das vezes não é possível sair de uma caverna mais profunda e alcançar uma zona segura.
  • Ataques e habilidades possuírem sons característicos.
  • Cada uma das janelas de chat poderiam ter seu próprio botão de fechar.
  • Ao aceitar uma nova missão a aba SERVIDOR do chat deveria listar o nome da quest recebida. Eu mesmo possuo várias quests e ao aceitar uma nova, fica difícil identificar qual é o nome dela. Seria legal também que na própria tela aparecesse o nome desta missão.
----------------------------------------------------------------- BUGS - Jogo e Fórum: -----------------------------------------------------------------

  • Ao descer uma escada em alguns pontos o personagem aparece do lado contrário ao lado que desceu, o que em alguns casos é morte certa.
  • A área de seleção de alguns monstros não correspondem ao tamanho dos mesmos e em alguns casos mesmos os mobs menores são difíceis de serem selecionados principalmente quando estão se movendo.
  • Ao utilizar mais de um monitor às vezes ao abrir o game a parte principal abre em um monitor enquanto as janelas de batalha, chat, equipamentos, bags, maps e etc abrem em outro. Aqui também existem outros bugs relacionados ao uso de mais de um monitor que inclusive já foram apontados em outro tópico.
  • Os códigos para incorporação de imagens na assinatura do fórum não estão funcionando, conforme é possível visualizar em minha assinatura abaixo.
  • Em alguns momentos, abrir o big map causa lentidão ou até mesmo crash do client principalmente ao marcar a opção de mostrar surface.
------------------------------------------------------------------ INFRAESTRUTURA: -----------------------------------------------------------------

  • Não poderia deixar de citar os spikes nos servidores em que o ping sai de 20 ms alcançando tempos de resposta altíssimoss como 999 ms.
  • A solução apresentada inicialmente para amenizar os problemas das enormes filas criando novos servidores com a promessa de efetuar um merge pode trazer problemas como por exemplo a questão das casas compradas por jogadores de ambos os servidores a serem mergeados. Talvez uma solução como a criação de layers somente fora das cidades possa ser útil para resolver as filas.
  • Foram reportados alguns rollbacks durante "kicks" e quedas do servidor ocasionando perdas de experiência e itens por alguns jogadores.
  • Tivemos alegações também de pessoas que tiveram seus cristais zerados após instabilidades do servidor.
--------------------------------------------------------------------- CONSIDERAÇÕES: ---------------------------------------------------------------------


Favor ignorar qualquer item cujo funcionamento porventura esteja diferente do que foi dito.
Lembrando que cada um destes pontos são subjetivos e baseados na minha experiência de jogo e podem não representar a opinião da maioria dos jogadores.

Certamente foram deixados de lado diversos outros pontos que eu simplesmente não me lembro agora já que montei esta lista rapidamente durante meu horário de almoço.

É importante lembrar que nenhum jogo ao ser lançado está 100% funcional, livre de bugs, otimizado ou balanceado. Isso tudo vem com o tempo e com feedbacks da própria comunidade, até mesmo os jogos mais jogados do mundo passam por dificuldades em seu estágio inicial.

O jogo se torna melhor quando sua comunidade está disposta a auxiliar ao invés de criticar, vamos fazer nossa parte!

O que vocês acham sobre os pontos levantados aqui ? Possuem alguma outra sugestão ?

Deixem aí outras sugestões e comentários e dêem um up para manter o tópico ativo.
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xbarreto55x
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Re: Feedback Geral do jogo

Mensagempor xbarreto55x » Seg Jan 20, 2020 6:45 pm

Aprovo tudo e digo mais já era para isso tudo ser assim para ontem dando o tempo de Open/ Beta / testes até agora temos problemas ridículos como no market de venda e compra de itens... isso tudo devia estar pronto ou nem lançar devia... Sub classes ou vocações q p mim sera a msm merda! ninguém viu ngn ve e ngn fala aqui é enfeite pq ngn sabe nada!

guizzin
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Registrado em: Dom Jan 12, 2020 8:58 pm

Re: Feedback Geral do jogo

Mensagempor guizzin » Seg Jan 20, 2020 9:56 pm

concordo..

1- fila pra free.. está absurdo a demora.. coisa de 5h para entrar no jogo.. as vezes demora mais..

2- ao falar com 1 pessoa. clicar no nome e enviar mgs privada direto. sem precisar apertar ctrl + o e escrever o nome da msm..

3- 30 reais a vip.. achei demais.. poderia ser 10 ou 15 reais. até para incentivar os "jogadores" (chamar os clientes).

waysicker
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Registrado em: Qui Jan 23, 2020 1:48 pm

Re: Feedback Geral do jogo

Mensagempor waysicker » Qui Jan 23, 2020 1:54 pm

Feedback monstro, parabéns mano pelo tempo e dedicação.
Diferente da maioria que só entra pra xingar esse tipo de feedback ajuda os caras a deixarem o game polido.

Os problemas de lag e instabilidade ainda são prioridade mas eu concordo com cada um dos itens que vc listou, simplesmente perfeito.
Espero que os desenvolvedores leiam esse tópico urgente.

UP UP UP!!!

matheusbaggio
Mensagens: 155
Registrado em: Qui Jul 13, 2017 3:33 pm
Localização: Curitiba

Re: Feedback Geral do jogo

Mensagempor matheusbaggio » Qui Jan 23, 2020 4:33 pm

Exemplo de post de feedback, concordo com todas as sugestões, algumas já vi em outros posts acredito que já estejam na lista de futuras atualizações, mas outras eu nunca tinha visto parabéns.

Mas como outros já falaram, acredito que o foco agora tenha que ser na estabilidade do servidor e resolver o problema das filas, mas no futuro espero que estes outros tópicos sejam atendidos.

gUdUoficial
Mensagens: 204
Registrado em: Ter Jan 14, 2020 6:48 pm

Re: Feedback Geral do jogo

Mensagempor gUdUoficial » Sáb Jan 25, 2020 12:31 pm

Dae Mantix blz,

eu criei 1 topico enumerando as melhorias possiveis, pro game em si,

acessa la e da uma lida, e enumera a suas dicas e posta em baixo tambem Melhorias para interface programação desenvolvimento atualizações pelo link,
to no trabalho dai uso proxy
https://www.hidemyass-freeproxy.com/pro ... A7dD05NzUz
Olá pessoal, resolvei listar aqui algumas das observações que fiz durante o pouco tempo que joguei a fim de auxiliar a equipe de desenvolvimento levantando alguns pontos de melhoria e/ou correção.

O objetivo não é acusar e apontar os defeitos mas sim auxiliar na identificação daquilo que pode melhorar visando uma melhor experiência de jogo.

Não há separação por criticidade, estou apenas inserindo à medida que me vêem à mente.

Muitos destes pontos apesar de parecerem simples certamente demandam muito tempo e esforço do time sendo necessário priorizar aqueles que mais afetam a jogabilidade de forma geral.

-------------------------------------------------------------------------- SUGESTÕES: -----------------------------------------------------------------------

  • Acredito que deveriam haver mais descrições nas habilidades, itens, consumíveis e afins para proporcionar um melhor entendimento ao jogador do quê e quando utilizar. Exemplo:

    • As habilidades atualmente não descrevem o valor do dano que cada uma causa nos inimigos.
    • Não há uma descrição em cada tipo de comida informando o tempo de duração da mesma.
    • É interessante que o jogo forneça ao jogador uma prévia visual de como a habilidade funciona. Um pequeno vídeo/gif dela sendo utilizada para que possamos compreender melhor o que estamos alocando já que o scroll para resetar os pontos não é barato.
    • Cada quest poderia ter uma sinalização indicando que tal tarefa requer um grupo de jogadores para completá-la evitando mortes e perdas de experiência desnecessárias.
  • A descrição do nível de cada missão atualmente não corresponde ao nível necessário para completá-las. Acredito que o exemplo mais claro seja a quest apontada como sendo de nível 3 que em determinado momento pede ao jogador que consiga 5 orbes de Quakan. É normal que um jogador esteja por volta do nível 12~15 neste momento o que ainda assim é uma tarefa extremamente arriscada já que nesse nível a chance de morte ao enfrentar Quakan Warrior e principalmente Quakan Sorceress é absurdamente alta, principalmente jogando sozinho.
  • A lista de batalha poderia realçar de forma diferente os jogadores e monstros facilitando assim principalmente o momento da cura já que a seleção clicando no personagem quando o mesmo se movimenta não é precisa.
  • Ao escolher um tipo de elemento/especialização e consequentemente adquirir sua arma, o jogo deveria advertir o jogador que tentar alocar um ponto de habilidade em um elemento/especialização diferente daquele tipo de arma que o mesmo está utilizando, evitando alocação indevida de pontos por falta de conhecimento.
  • Cada uma das janelas de chat poderiam ter seu próprio botão de fechar.
  • - Poderia ser possível clicar para movimentar o personagem pelo big map.
  • Ao acessar o mercador e pesquisar o preço de um item seria interessante que ao selecionar um atalho por exemplo Shift+Click no item o nome do mesmo já fosse inserido na lupa facilitando assim a busca de preços para quem deseja vender. Esta funcionalidade já existe em alguns jogos e funciona muito bem.
  • Poderia haver uma forma de sugerir ao jogador que ele pode mudar de classe sem perder o personagem inicial. Atualmente esta opção só aparece no npc ao completar uma quest.
  • O sistema de vocação secundária poderia ser removido da exibição ao usuário caso o mesmo ainda não esteja pronto.
  • O fórum necessita da criação de algumas áreas como por exemplo:

    • - Discussão geral
    • - Classes
    • - Guildas
    • - Serviços
    • - Status dos servidores
    • - Tickets
    • - Mídia
  • Melhor balanceamento das classes. Aqui vou citar o Xamã pois é o personagem que jogo e consequentemente tenho mais condições de formar opinião.

    • Dano demasiadamente baixo. Não queremos ele batendo como um mago, somente uma revisão para deixá-lo mais viável e agradável ao jogar(atualmente não é tanto).
    • A taxa de regeneração de mana está um pouco baixa em relação aos altos custos de suas habilidades.
    • Alcance de ataques e habilidades pequeno para uma classe tão frágil e que necessita manter a distância constantemente e por um longo período de tempo.
    • Velocidade base de movimento muito baixa em conjunto com seu alcance citado no item anterior. O baixo potencial ofensivo deve ser compensado com mobilidade.

    Acredito que um ajuste no item 3 ou 4 serviriam ao mesmo propósito.
    Sei que outras classes também possuem alguns gaps porém prefiro não falar de algo que não tenho conhecimento, vou deixar essa parte para quem quiser deixar nos comentários sobre sua classe em específico.
  • Ao arrastar um item dentro da bag e soltar em cima de um já existente os mesmos poderiam trocar de posição. Atualmente precisamos arrastar um item para um espaço vazio e só então rearranjar da maneira que desejamos.
  • O visual das janelas e opções de modo geral pode ser melhorado. Para algumas ações são trazidas janelas padrão Windows com opções do tipo copiar e etc que tiram um pouco da imersão.
  • Personagens parados na porta do banco incomodam bastante e poderiam implementar o mesmo esquema existente lá dentro de atravessar os jogadores na entrada.
  • Quando um servidor precisa ser reiniciado ou parado para questões de manutenção o prazo dado para que os jogadores façam logout deveria ser alterado de 5 minutos para 30 minutos pois com o prazo atual na maioria das vezes não é possível sair de uma caverna mais profunda e alcançar uma zona segura.
  • Ataques e habilidades possuírem sons característicos.
  • Cada uma das janelas de chat poderiam ter seu próprio botão de fechar.
  • Ao aceitar uma nova missão a aba SERVIDOR do chat deveria listar o nome da quest recebida. Eu mesmo possuo várias quests e ao aceitar uma nova, fica difícil identificar qual é o nome dela. Seria legal também que na própria tela aparecesse o nome desta missão.
----------------------------------------------------------------- BUGS - Jogo e Fórum: -----------------------------------------------------------------

  • Ao descer uma escada em alguns pontos o personagem aparece do lado contrário ao lado que desceu, o que em alguns casos é morte certa.
  • A área de seleção de alguns monstros não correspondem ao tamanho dos mesmos e em alguns casos mesmos os mobs menores são difíceis de serem selecionados principalmente quando estão se movendo.
  • Ao utilizar mais de um monitor às vezes ao abrir o game a parte principal abre em um monitor enquanto as janelas de batalha, chat, equipamentos, bags, maps e etc abrem em outro. Aqui também existem outros bugs relacionados ao uso de mais de um monitor que inclusive já foram apontados em outro tópico.
  • Os códigos para incorporação de imagens na assinatura do fórum não estão funcionando, conforme é possível visualizar em minha assinatura abaixo.
  • Em alguns momentos, abrir o big map causa lentidão ou até mesmo crash do client principalmente ao marcar a opção de mostrar surface.
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  • Não poderia deixar de citar os spikes nos servidores em que o ping sai de 20 ms alcançando tempos de resposta altíssimoss como 999 ms.
  • A solução apresentada inicialmente para amenizar os problemas das enormes filas criando novos servidores com a promessa de efetuar um merge pode trazer problemas como por exemplo a questão das casas compradas por jogadores de ambos os servidores a serem mergeados. Talvez uma solução como a criação de layers somente fora das cidades possa ser útil para resolver as filas.
  • Foram reportados alguns rollbacks durante "kicks" e quedas do servidor ocasionando perdas de experiência e itens por alguns jogadores.
  • Tivemos alegações também de pessoas que tiveram seus cristais zerados após instabilidades do servidor.
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Favor ignorar qualquer item cujo funcionamento porventura esteja diferente do que foi dito.
Lembrando que cada um destes pontos são subjetivos e baseados na minha experiência de jogo e podem não representar a opinião da maioria dos jogadores.

Certamente foram deixados de lado diversos outros pontos que eu simplesmente não me lembro agora já que montei esta lista rapidamente durante meu horário de almoço.

É importante lembrar que nenhum jogo ao ser lançado está 100% funcional, livre de bugs, otimizado ou balanceado. Isso tudo vem com o tempo e com feedbacks da própria comunidade, até mesmo os jogos mais jogados do mundo passam por dificuldades em seu estágio inicial.

O jogo se torna melhor quando sua comunidade está disposta a auxiliar ao invés de criticar, vamos fazer nossa parte!

O que vocês acham sobre os pontos levantados aqui ? Possuem alguma outra sugestão ?

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