O Ressurgimento de Uma Nova Mangoo - WikiBrasil - BloodstoneWiki.com.br

Faça sua sugestão para o melhoramento do jogo.
megalhoes
Mensagens: 457
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 10:32 am
Localização: Maceió - AL
Contato:

O Ressurgimento de Uma Nova Mangoo - WikiBrasil - BloodstoneWiki.com.br

Mensagempor megalhoes » Seg Set 14, 2020 8:14 pm

Saudações Bravos Aventureiros

Após coletar diversos relatos de novos jogadores e mesmo recomeçar com um novo personagem e me reaventurando em nossa ilha inicial Mangoo e pensando formas com que novos jogadores pudessem aprender de forma mais prática as mecânicas em Blood sem precisar buscar por sites como o BloodstoneWiki.com.br ou bloodstone.fandom.com/pt-br/ em busca de mais informações é bem complicado para alguém que já não possui informações, tenha procura algo sobre ou visto outros jogadores, em outras palavras um aventureiro nato que descobriu o jogo e veio desbravar as terras de Bravebold.

Como sempre irei dividir o tópico em seções para melhor explicação, então como diria Jack, O Estripador:Vamos por Partes!


Balões de NPCs e Como Identificados

Uma coisa que notei em praticamente todos os novos jogadores quando davam o seu primeiro e grande passo para um guerreiro, mas um grande passo para o reino é que eles não identificavam quem são os NPCs, eu apensar de haver um balão de conversa sobre suas cabeças eles ainda assim passavam desapercebidos por aqueles que não estão familiarizados.

Em outros jogos que joguei durante minha infância uma solução para isso muito simples de se fazer é um balão de certo tamanho com uma coloração amarela e no centro três pontinhos animados onde mostrava que aquele NPCs tinha coisas para falar podendo ser coisas cotidianas ou mesmo quests e ao redor deste balão uma pequena aura com um suave brilho dando destaque e quando alguma quest fosse entregue e estivesse em andamento os três pontinhos era substituídos por uma exclamação de maior tamanho com a mesma aura ao redor pulsando e aqui estou falando de dois jogos, pelo menos estes dois são os que conheço que possuem esse destaque, que são Perfect World, World of Warcraft e Talismã Online. Veja na foto abaixo:

Imagem

Além disso seria interessante se o próprio NPC possuísse algumas falas que falasse corriqueiramente enquanto realiza os seus afazeres. Também sugeriria que eles se movimentassem dentro de suas lojas, mas isso demandaria um tempo e esforço que a Staff não teria então foco.

Quando o usuário passa por um NPC nesse jogos a identificação é mais fácil e segue um padrão de vários jogos tornando mais fácil a vida dos novatos.


Qustlog Flutuantes

Outra coisa que funciona muito bem nesses dois jogos é justamente um balão flutuante na tela do jogador onde ao receber uma missão e esta ser registrada no Questlog elas ficam empilhadas uma sobre a outra num pequeno balão transparente e o usuário pode mover para onde quiser. Para o Blood eu sugiro que o usuário possa escolher quais missões serão mostradas nesse balão para evitar possuir uma lista gigantesca que irá cobrir toda a tela, algo como 5 missões que podem ser marcadas numa caixa e irá ficar em destaque.

Isso irá ajudar os jogadores a ter um fácil e rápido acesso às principais informações daquela quest sem precisar abrir a janela de todas as quests em andamento ou finalizadas.

Imagem

Além de já serem clássicas em muitos outros RPGs e MMORPGs, novamente, ajudaria os jogadores a focarem em suas tarefas diárias e suas missões.

De Pai para Filho

Quando o jogador finalmente sai da Ilha de Mangoo além de não saber nada sobre a terra de onde vem não sabe quais profissões irá poder exercer dentro da comunidade de Blood até um certo level, isso se chegar a pegar a missão que irá leva-lo a isso. Isso como se não houvessem elementos nos quais os jogadores iram ver e interagir por toda a sua jornada.

Façam pequenas e simples missões nas quais o jogador seja introduzido as profissões como ser minerador, ferreiro, pescador e mesmo alquimista e quando o jogador for embora da ilha as suas habilidades retornarem a um valor razoável mas que ainda permitisse utilizar tais conhecimentos.

É claro, nada de lá pode ser levado, vendido, enviado ou de qualquer outra forma. Tais itens teriam o cadeado para impedir que jogadores se aproveitem da facilidade de Mangoo e fazerem o famoso rush. Um adendo sobre o assunto aproveitando que o mencionei, limitem ou não permitam que jogadores vivam nessa ilha inicial. Sei que em outros jogos isso é permitido e existe até uma cultura de jogadores que vivem para sempre nesses locais de onde irá ocorrer os tutoriais.


Tutoriais em GIF e Boas-Vindas

Sei que deu trabalho formular, gravar, editar e implementar no jogo para ajudar os jogadores mas convenhamos, é horrível. Praticamente todos os novatos que vi entrarem em Blood instantaneamente fecham esse tutorial e em seguida os desabilitam nas configurações porque a forma com que são mostrados é incomoda. Parte disso vem de como você surge no jogo pela primeira vez, você apenas aparece num litoral aos pés de um cais e posteriormente alguns NPCs nos falam sobre Mangoo e coisas que nunca vemos.

Por que não criar uma pequena vila onde o jogador seria introduzido a alguns detalhes da história e um pouco da história de Mangoo, alguns NPCs iriam fazer a introdução as profissões pedindo coisas simples como coletar alguns minérios brutos, forjar algumas barras, no ferreiro por exemplo algumas coisas simples como fazer alguns utensílios, armas iniciais e etc.

Removam essa janela com os tutoriais com os GIFs pois além de ser pesado não é uma boa forma de mostrar as funções e comandos básicos, seria mais interessante se fosse aplicado um pequeno filtro esmanhecendo a tela e mostrando as teclas de forma animada com uma cor mais clara dando destaque e com um botão de confirmação para o usuário mostrar que viu e entendeu os controles básicos após pressiona-los. Claro, dando a opção de pular tutorial e se o jogador se sentiu perdido depois pode reinicia-lo. Essa função pode ser aplicada para muitas outras coisas como identificando minérios ao vê-los dando destaque ao redor.

Essa função de sobreposição serviria futuramente para para implementar funções como mudança entre dia e noite, luminosidade em locais, cavernas, locais abertos e etc.

Por hora é tudo, agradeço a todas e todos que tenham lido até aqui e até a próxima!


Acesse o BloodstoneWiki.com.br ou bloodstone.fandom.com/pt-br/ e tenha todas as informações em um só lugar.
Imagem

Voltar para “Sugestões”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 94 visitantes