[Discussão] Sistema Guerra e Pk

Discussões sobre as mecânicas do jogo
xtokox

[Discussão] Sistema Guerra e Pk

Mensagempor xtokox » Qua Mai 24, 2017 2:08 pm

Gostaria de abrir uma discussão aqui e ao mesmo tempo uma sugestão para a equipe do bloodstone.

A ideia principal é não deixar existir POWER ABUSE (PA) no jogo e nem deixar jogadores folgados ficarem atrapalhando outros a se divertirem ou fazerem qualquer coisa que seja produtiva. Só pra explicar, o fato do PA é para que não haja dominância de guildas ou grupo de jogadores nos servidores e nos locais de caça. E o fato dos jogadores folgados é que algumas pessoas realmente são muito atoas e ocupam seu tempo atrapalhando outras pessoas a se divertirem no jogo ou fazerem alguma conquista.

- Falando primeiramente sobre o PK, acho válido que exista esse pvp livre. Mas penso que esse sistema deveria ser voltado para prejudicar os jogadores folgados. O tempo de PK deveria ser suficiente pra que uma pessoa não pense em ''matar por matar'' alguém mais fraco, por causa dos malefícios de estar PK, e tbm deve impedir o ganho de exp por um tempo para que ninguém domine algum local de caça. Agora olhando pelo outro lado. Se um jogador folgado começa te atrapalhar, de alguma forma, a fazer suas coisas (caçar, quest, explorar), vc vai ficar com raiva dele e vai querer matá-lo ou pelo menos tirar uma parte de sua vida.
Resumindo essa parte, o sistema de PK deveria ser algo que não deixasse os PKs matarem os outros apenas por matar, dando prejuízo aos jogadores de level mais baixo. Mas também deve dar a oportunidade de matar ou dar prejuízo aos jogadores folgados, algo que os façam pensar que se continuarem a atrapalhar os outros vão ter mais prejuízo que lucro ou benefício.

Um exemplo a grosso modo: vc ataca um jogador abrindo PK, fica 5 minutos ganhando 75% de exp dos bixos. Se vc matar 1, fica 20 minutos PK, ganhando 50% de exp e seu dano geral é reduzido em 30%. Se vc matar 2 no mesmo dia, 1h PK, 25% de exp e dano reduzido em 60%. Acho que deu pra pegar a ideia sobre ser algo progressivo e que não incentiva a ser PK. E a pena de morte por player deve ser algo ruim, para que os folgados saibam que se morrerem por atrapalharem alguém, vão ter um grande prejuízo e pensarem que não fazer nada seria melhor.

- Agora sobre o sistema de Guerra. Não acho legal a ideia de uma guerra entre guildas se passar no sistema de PK e matar só pra reduzir o level do jogador e atrapalhá-lo. A minha ideia é que haja um sistema que as duas (ou mais, acho interessante um Guerra com mais de 2) guildas declarem e aceitem a Guerra, a partir daí o jogo contabilizaria as mortes entre essas guildas, podendo ser em um local específico para guerrear (tipo um ilha, um castelo, etc), ou no mapa aberto mesmo. As mortes ENTRE as guildas em Guerra não trariam prejuízo nenhum para os jogadores e nem abriria PK (talvez um símbolo só pra identificar o que tá acontecendo). Venceria a guilda que chegasse a um determinado número de assassinatos primeiro, ou que tivesse um maior número de assassinatos em um pré-determinado tempo de Guerra. A vencedora teria acesso a uma área de caça exclusiva (castelo, ilha, calabouço, inferno, aquática, etc.) e por um tempo limitado (1 semana ou 1 mês, algo assim) e talvez outros benefícios como bônus de exp, etc.

Essa ideia é para que não haja dominância de alguém nos servidores e depois o jogo vire um comércio por venda de recursos na vida real. Ao invés de lutarem pelos locais de caça acessíveis a todos e depois os privatizarem, focariam nessas áreas exclusivas para vencedores de Guerra.

Penso que essas ideias tornariam o jogo mais amigável, dando oportunidades a jogadores novos de entrarem e conseguirem desenvolver no jogo, sendo algo que só traria benefícios e mais pessoas para o jogo.

Qualquer dúvida sobre o contexto, pergunte antes de julgar!
Por favor, discutam e façam críticas construtivas!

KondZila

Re: [Discussão] Sistema Guerra e Pk

Mensagempor KondZila » Qua Mai 24, 2017 5:07 pm

Vai ter servidor open pvp e non pvp, e isso ai n se enquadra em servidor open pvp...

xtokox

Mensagempor xtokox » Qua Mai 24, 2017 6:11 pm

Se enquadra em open pvp sim. É justamente pra que esses servidores não fiquem dominados pelos que tem level mais alto ou maior grupo de pessoas na Guilda.

Em servidor non-pvp não tem nenhum sistema de player vs player, é somente player vs jogo.

wladsona

Mensagempor wladsona » Qua Mai 24, 2017 8:05 pm

Se você é charlover a esse ponto, jogue no server non-pvp simples :D !

KondZila

Mensagempor KondZila » Qua Mai 24, 2017 8:24 pm

xtokox escreveu:Se enquadra em open pvp sim. É justamente pra que esses servidores não fiquem dominados pelos que tem level mais alto ou maior grupo de pessoas na Guilda.

Em servidor non-pvp não tem nenhum sistema de player vs player, é somente player vs jogo.

Se eu nao me engano vai ser optional pvp, o player terá q aceitar o combate...
Suas ideias sao para charlovers

xtokox

Mensagempor xtokox » Qua Mai 24, 2017 8:34 pm

Vcs não entenderem o tópico, não são para char lovers. E não tem nada haver comigo, a discussão do tópico não é sobre mim e também não li em nenhum lugar que sofrer dano de PK é opcional.

Enfim, quando pararem de julgar erroneamente e resolverem discutir algo produtivo, eu volto a responder.

KondZila

Mensagempor KondZila » Qua Mai 24, 2017 9:23 pm

xtokox escreveu:Vcs não entenderem o tópico, não são para char lovers. E não tem nada haver comigo, a discussão do tópico não é sobre mim e também não li em nenhum lugar que sofrer dano de PK é opcional.

Enfim, quando pararem de julgar erroneamente e resolverem discutir algo produtivo, eu volto a responder.

https://www.youtube.com/watch?v=uRMKjTElobI
Ai ele fala sobre os 2 tipos de servidor q eu falei, não sabemos se vai ser assim mesmo ou ja querem fazer diferente.

Kuruja

Mensagempor Kuruja » Qui Mai 25, 2017 12:40 am

xtokox, gostei de você ter aberto uma discussão deste tipo, é um assunto um pouco polêmico e legal de se discutir

Sobre a parte das guildas, creio que o Vídeo que o Kondzila passou (https://www.youtube.com/watch?v=uRMKjTElobI) explica bem o que eles pretendem fazer, é mais ou menos aquilo q vc tava falando...
As guildas lutam entre si, e quem ganhar leva de recompensa uma ilha inteira por 1 semana, e na próxima semana, pra que não seja SÓ uma única guilda que domine, a guerra se passa entre TODAS as guildas vs a Guilda que havia vencido.
Creio que assim seja extremamente difícil uma guilda só ficar no topo.

Sobre o PVP ,concordo parcialmente do seu ponto, mas meu ponto de vista é um pouco diferente.
Realmente Power Abuser é algo chato. Quando um player que já havia upado vem gastar o tempo dele única e exclusivamente pra matar pessoas de level mais baixo, acho injusto, e vejo que algo deveria ser feito.
No último TestServer várias pessoas de level 12-16 ficaram na cidade cometendo pk, ou indo pra hunts de level baixo pra ficar fazendo o mesmo.
Você tem que ver também que esse tipo de PK contínuo ocorre porque eles não tem muita coisa a perder, (a exp de morte foi reduzida no TestServer) então pra eles tanto faz morrer 2 ou 4 vezes, desde que consigam matar.

Porém acho que a penalidade de EXP depois de efetuar uma kill desnecessária e nada a ver com o PVP :(
Pensa só, você mesmo deu o exemplo de um "jogador folgado" vir na hunt onde você já estava e ficar enchendo o saco como matar os bixos onde você estava matando, hitando até os mesmos mobs que você está tankando... Eu iria querer facilmente matar, mas antes eu tento conversar com a pessoa.
Pergunto o que a pessoa está fazendo, se quer caçar, explorar, ou verificar se tem quest ou algo do tipo.
Se ela estiver explorando ou vendo se tem quest, eu escolto ela até as partes do mapa onde poderia ter algo, e mostro as partes interessantes, porém se ela falar que simplesmente quer caçar...
Tento explicar a ela o meu lado, que seria a pré-existência minha na hunt faz tempo, e peço a colaboração da pessoa. Se a hunt for boa e tiver um bom respawn, da pra dividir ela e upar, mas se esse não for o caso, ou a pessoa ainda não respeite, então digo seriamente que a persistência dela vai resultar em morte, mais que isso eu não consigo ter paciência pra argumentar, abro PK e mato.
Se eu vou até uma hunt e já tem alguém, normalmente eu pergunto pra pessoa quando ela vai sair, e pra me avisar quando o fizer, assim eu me programo pra entrar na hunt logo em seguida da pessoa.

Acha errado da minha parte matar alguém que faltou respeito e compreensão? Também aviso as pessoas que tentam entrar na minha hunt que estou saindo

Esse negócio de dominar hunt vai de pessoa pra pessoa, se alguém for educado ou racional, há uma maneira de conversar e chegar a um consenso.
Mas falando brutamente, PVP é aberto e quem quiser dar PK da PK e acabou, só que depois arca com as consequências.

Sobre a penalidade que você sugeriu, acho totalmente inviável.
Já pensou eu ser obrigado a matar várias vezes alguém que fica vindo no meu respawn pra ficar roubando meus mobs, e ao fazer isso 2x eu perder bastante exp ao upar?
Desculpa, mas isso é injusto e ridículo pra caramba.
Se o loss de EXP na morte fosse alto, então talvez em 4 mortes, a pessoa iria aprender que ao tentar encher o saco mais ainda só resultaria em regressão de level.
Com a loss no TestServer do jeito que está, 4 mortes mal dá 1 level

o mesmo vídeo que o Kondzila passou também explica algumas penalidades que a equipe do BloodStone pretende impor.
Fazer com que a pessoa ganhe infama ao matar algum jogador, e depois aumentar o preço dos itens nos npcs, fazer com que os npcs até se recusem a falar com você, ou até sl, colocar certos npcs que "fiquem de olho" em você, ou fale algo do tipo: "La vem aquele assassino do [nome]" seria bem mais interessante.
A pessoa que cometeu vários kills, sofreria mais ainda pra conseguir uma sustentação de Gold, já que os itens custariam mais, e ainda ao passar pela cidade, alertaria a todos os outros jogadores presentes de que ele é uma má pessoa.
No mesmo vídeo, também fala sobre a morte de jogadores que cometem vários assassinatos,
Matar uma pessoa com infama não garante infama pra você. Então seria mais fácil pra alguém que simplesmente quer matar outro jogador por diversão ir atrás de alguém que tem infama, matar, e por fim não adquirir nenhuma penalidade por matar algum jogador baderneiro.
Assim você consegue "organizar a justiça" do servidor, podendo dar até algum tipo de bonus pra quem matou.

Se você mata várias pessoas, sabe que vai vir gente atrás de você e que vão te matar uma hora, podendo dificultar seu jogo mais ainda!
Já não é fácil sustentar as potions, com os npcs cobrando mais caro, piora...
Agora imagina ter de gastar potions no PVP???

Isso criaria um efeito Bola de Neve gigante, que faria com que a pessoa que cometesse Power Abuser parasse um bom tempo pra sair esse tempo de "infama", pois jogar com ela alta seria impossível.

Na minha opinião, esse sistema de infama seria muito mais eficaz pra parar Power Abusers que não fazem nada além de matar no jogo.
Eu como jogador normalmente não abro PK sem motivo, mas pago pra não sair duma treta :D
Eu iria correr atrás de gente que ficou com infama pra poder matar sem acontecer nada comigo, e eu provavelmente iria fazer isso em grupo.
Tirando isso, também poderia voltar a upar tranquilamente (sem perca de exp), tendo feito a coisa certa.

Supondo que eu fosse um player Power Abuser que sairia matando um monte e depois iria pra hunt upar,
Não só eu teria problemas para expulsar alguém da hunt onde estaria,
mas também eu teria problemas com as pessoas que viessem nela, já que elas poderiam me matar sem ter custo algum de penalidade...
Se elas viessem em time, normalmente isso seria a morte pra mim,
Além de morrer, eu "perderia" a hunt, teria problemas em comprar as coisas novamente, já que os NPCs não gostariam de vender pra mim...

É, acho que esse exemplo deixa bem claro do que quero dizer.
Abrir PVP não é o problema, o servidor é PVP pra isso, matar msm.
Não querer morrer pra outros jogadores e mesmo assim morrer, faz parte.
Mas nesse sistema citado aí em cima, eu poderia ficar na minha, e aproveitar um sistema PVP decente

Se está com medo de que uma guilda "domine" o jogo, imagine todos da guilda matando e depois não podendo comprar nada direito ou repotar, isso seria o fim da força econômica dela. Então o sistema de infama também soluciona isso.

Comentem aí +- o que acharam da minha opinião, porquê eu não consegui ver uma ocasião que seria ruim
Talvez possa solucionar os Power Abusers

(Mas ainda acho que a penalidade morte do TestServer está atualmente bem baixa...)

radagast

Mensagempor radagast » Qui Mai 25, 2017 2:15 am

Acho que a maioria das pessoas não entenderam o real sentido do tópico, e o ponto de vista apresentado.

Pessoal, foram apresentadas idéias para combater um Power Abuser, algo comum, e presente em outros jogos.

A ideia ten fundamento, e achei bastante interessante. Gostaria só de estabelecer meu ponto de vista em relação as possíveis punições:
Um jogador ao matar um outro de forma "injusta"(PK) ou seja, sem que tenha sido atacado anteriormente, deveria sofre punição referente a experiência adquirida de monstros, perdendo assim 25% do total de experiência de monstros, durante 1 hora.
Se durante a punição de 1 hora, o jogador assassinar outro player, somasse mais 1 hora a punição e o assassino passa assim a perder 50% do total de experiência adquirida por monstros.
Se o jogador comete mais um assassinato durante a execução da pena (Somando assim 3 assassinatos em menos de 2 horas), é acrescentado mais 1 hora de punição, porém o mesmo agora não adquiri nenhuma experiência ao derrotar monstros, e ao morrer passar a ser possível dropar itens.
Se o jogador comete mais de 3 assassinatos no mesmo dia, o mesmo passar a sofre 150% de dano a mais, de qualquer natureza, em um período de 48 horas.

As regras acima não valeria para confronto entre guilda, apenas para PK

xtokox

Mensagempor xtokox » Qui Mai 25, 2017 2:22 am

Agradeço aqueles que estão discutindo de forma saudável!

Concordo em vários pontos com vcs. Eu só dei um exemplo de como poderia ser pra tentar deixar minha sugestão mais clara, não quero que seja exatamente como falei.

Eu já vi esse vídeo deles, porém tem quase 2 anos e não sei como está o pensamento deles hoje.

O mundo é pvp, mas um sistema que não deixe virar bagunça seria perfeito.

A ideia principal nós estamos de acordo!

Voltar para “Discussões”